Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 11 > No Dia da Consciência Negra, NEABI SJDR faz campanha para novos membros
conteúdo

Extensão

No Dia da Consciência Negra, NEABI SJDR faz campanha para novos membros

Alunos, servidores e membros da comunidade interessados no tema ou participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática étnico racial estão convidados a participar do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) sanjoanense
NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, NEABI SJDR FAZ CAMPANHA PARA NOVOS MEMBROS

NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, NEABI SJDR FAZ CAMPANHA PARA NOVOS MEMBROS

Nesta segunda-feira, dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Mas a luta por promover uma educação antirracista é uma tarefa de todos os dias para os membros do NEABI ( Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. Afinal, não basta não ser racista. É preciso ação!

Por isso, o NEABI do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está abrindo até 20 de dezembro a inscrição para novos membros para atuação em projetos e grupos de estudo para 2024.

Os NEABI’s do IF Sudeste MG são os núcleos de coordenação, planejamento, assessoramento e monitoramento de ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na temática das identidades e relações étnico-raciais das populações afrodescendentes, remanescentes quilombolas, remanescentes indígenas e indígenas.

Os NEABI’s atuam como multiplicadores de educação para a convivência e respeito da diversidade, contribuindo para a equidade racial e promoção da Educação das relações étnico-raciais.

Em dezembro de 2020, foi aprovado pelo CONSU, por meio da resolução nº 58/2020, de 15-12-2020, o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG.

Os atuais membros do NEABI- Campus São João del-Rei convidam alunos, servidores, membros da comunidade externa e participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática étnico racial para participar do NEABI, enquanto membros do grupo de estudo.

Para participar basta preencher o formulário no link: https://forms.gle/4Wpz2UN9yXAyNo6j9 

Dúvidas e contato pelo e-mail: neabi.sjdr@ifsudestemg.edu.br

E o que é esse tal de Neabi?

Citando a matéria especial de Fernanda Coelho, jornalista da Reitoria, sobre o mês da Consciência Negra, publicada nesta segunda-feira, dia 20, o Neabi vem fazendo barulho em 2023.

"Além de ter alcançado a sua institucionalização, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) movimentou o Campus São João del-Rei e todo o IF Sudeste MG em setembro deste ano. Isso porque o Campus foi sede do VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal, com o tema “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”. E sediou também o Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). 

Na perspectiva educacional, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) têm se tornado importantes espaços para discussão e aprimoramento das discussões da temática étnico-racial. Diante de tal importância, os núcleos foram institucionalizados no IF Sudeste MG. 

O ERAS é um evento do Campus São João del-Rei, no entanto, cada vez mais, vem se tornando uma iniciativa do IF Sudeste MG como um todo, que abre espaço para as discussões étnico-raciais." 

Confira matéria completa aqui

 

Sobre o VII ENNEABI

A Comissão Organizadora teve como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e foi formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

O ENNEABI aconteceu com diversas atividades entre os dias 14 e 16 de setembro. Foi sediado no Campus São João e realizado pelo IF Sudeste MG. O evento foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

Vale lembrar que às vésperas do Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, 20 de novembro, o presidente Lula sancionou o projeto que fez a primeira revisão da Lei de Cotas. Aprovado pelo Congresso Nacional em 24 de outubro, o projeto passou sem alterações em relação ao texto que tramitou na Câmara dos Deputados e foi sancionado no dia 13 de novembro.

registrado em: