Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pesquisa > Projetos e Programas > Avaliação de complexos de estanho como marcadores biológicos: Estudo teórico das emissões fluorescentes e interação ligante/alvo molecular.

Período: Agosto/2019 a Junho/2020

Resumo: A química do estanho é bem desenvolvida para complexos organometálicos. Suas atividades biológicas sempre foram bem descritas, como sua atividade antitumoral, anti-bactericida, entre outras. Nos últimos anos, sua aplicação como sondas fluorescentes vem se destacando. A interação desses complexos como marcadores biológicos em carcinomas vem ganhando estudos, porém seus mecanismos de interação ainda não foram totalmente descritos. Estudos teóricos envolvendo a Teoria do Funcional de Densidade e a Teoria do Funcional de Densidade dependente do tempo, podem ajudar a elucidar esses mecanismos de interação desses compostos com proteínas e seu mecanismo de emissão de fluorescência o que torna esses complexos excelentes marcadores biológicos. O presente trabalho busca construir um protocolo para estudar teoricamente, as emissões de fluorescência de complexos de estanho aplicando DFT e TD-DFT, além de estudos de dinâmica molecular para avaliação da interação com proteínas, como o Citocromo P450.

Alunos Envolvidos:

Coordenação do Projeto: Eduardo Pereira da Rocha

Programa: Edital 06/2019 PROPPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais