Você está aqui: Página Inicial > Editais > Barbacena > SEROEPE > 2021/11: Seleção de alunos para atuação no âmbito do projeto SEROEPE

2021/11: Seleção de alunos para atuação no âmbito do projeto SEROEPE

Grupo Palco – Responsável: Professora Joseli Ferreira Lira Valente/ O Corpo na Escola – Responsável: Professora Ana Carolina Soares Amaral
Barbacena
Pesquisa, Inovação e Pós-graduação
Aberto(a)

As líderes dos grupos de trabalho selecionados no âmbito do Projeto SeroEPE (Edital 11/2021), do Campus Barbacena, tornam público o processo de seleção de alunos para atuação no âmbito dos seguintes grupos de trabalho:

Grupo Palco – Responsável: Professora Joseli Ferreira Lira Valente
Resumo do projeto: Esse plano de trabalho visa a criação de um grupo de teatro envolvendo 20 alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio do Campus Barbacena, funcionários técnicos e docentes tendo como base os três pilares: Pesquisa, Ensino e Extensão. A equipe será composta por 6 docentes, 1 técnica administrativa (pedagoga) e 3 alunos bolsistas. O objetivo é que esse grupo, além de produzir suas apresentações teatrais, seja multiplicador e incentivador de manifestações teatrais das 18 turmas dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Barbacena. A Pesquisa se dará por meio da investigação da existência de teatros nos IFs. Como também sobre a história do teatro e as teorias que embasam o fazer teatral, buscando responder qual é a importância do teatro na formação básica (Ensino Médio) e como se dá a criação e manutenção dos teatros nos IFs. A partir das descobertas da pesquisa e da parceria com os grupos de teatro de Barbacena, a equipe promoverá oficinas, cujo objetivo é a aprendizagem sobre as artes cênicas usando metodologia ativa, em que o aluno protagoniza sua aprendizagem e ação no mundo. Unindo a pesquisa e o Ensino, os participantes do projeto terão conhecimento para realizar o trabalho extensionista com o teatro. O público alvo das ações de extensão serão os alunos do ensino básico das escolas públicas de Barbacena, principalmente de escolas onde não há teatro com palco. O grupo Palco, realizará
oficinas com os alunos de outras escolas para troca de saberes e organização de evento teatral. Sendo assim o teatro será uma forma de expressão dos alunos do IF em parceria com outros alunos de instituições públicas e com outros grupos de teatro da cidade de Barbacena. Ao dar voz aos alunos, às suas escolhas sobre temas e teorias na realização do trabalho com teatro, estaremos incentivando a autonomia e trazendo o aluno para o centro do processo educacional. Nortearemos apenas princípios como o de que teatro é discurso, discurso é ação social e dela há reações; por isso a ação ética e responsável de construir esse discurso deve permear cada proposta neste projeto com vistas no protagonismo dos alunos.

O Corpo na Escola – Responsável: Professora Ana Carolina Soares Amaral
Resumo do projeto: A proposta do grupo de trabalho se baseia no desenvolvimento de uma atividade principal relacionada à extensão, que consiste na disseminação do programa preventivo dos transtornos alimentares "O corpo em questão" nas escolas do município de Barbacena-MG. Além disso, o grupo de trabalho engloba umaatividade complementar de ensino, a qual envolve a elaboração de materiais pedagógicos (impressos e midiáticos) para conscientização de pais, professores, gestores e alunos, a respeito da importância de se prevenir os problemas relacionados à insatisfação corporal. Já a atividade auxiliar, consiste no desenvolvimento de um ensaio clínico buscando avaliar a eficácia da intervenção proposta na atividade principal, comparando-a à conscientização através do material educativo, desenvolvido na atividade complementar. A presente proposta se justifica pelo fato de os transtornos alimentares serem síndromes psiquiátricas de elevada mortalidade, cuja prevalência e incidência vêm aumentando nos últimos anos, especialmente entre os adolescentes. Dessa forma, programas preventivos que reduzam os fatores de risco para o desenvolvimento desses transtornos são encorajados e considerados iniciativas de saúde pública. A intervenção ora proposta já obteve resultados satisfatórios entre adolescentes brasileiros, especialmente meninas. Para os alunos de graduação que porventura venham a participar desse projeto, como bolsistas ou colaboradores voluntários, o aprendizado envolverá desde a atuação enquanto facilitadores do programa junto aos adolescentes, até o acompanhamento do planejamento e desenvolvimento de um ensaio clínico não randomizado, agregando muito à sua formação acadêmica e profissional.

Os interessados deverão preencher a formulário de inscrição disponível no edital.

Título Tipo
Edital Arquivo