Você está aqui: Página Inicial > Editais > Muriaé > Extensão > 2020 > 2020/06: Seleção de bolsistas para o Projeto: “Infocast - informação checada contra a infodemia de fake news sobre a covid-19”
conteúdo

2020/06: Seleção de bolsistas para o Projeto: “Infocast - informação checada contra a infodemia de fake news sobre a covid-19”

Seleção de bolsistas para os projetos aprovados no Edital 06/2020

RESUMO DO PROJETO:

A transmissão de informações é uma característica dos seres humanos. Por meio delas todos os tipos de conhecimentos são transmitidos sejam eles científicos, econômicos, políticos ou qualquer outro. Mas toda mensagem repassada pode sofrer interferência do mediador o que faz com que seja transmitida uma informação verdadeira ou falsa. O foco do presente projeto é o de identificar a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, sobre a atual epidemia do novo Coronavírus Sars-Cov-2, causador da síndrome respiratória aguda grave Covid-19. Nesse sentido, o projeto busca ser um auxílio no combate à epidemia através da apuração de notícias e informações sobre a doença em sites confiáveis de institutos de pesquisa científica e de revistas científicas, bem como de sites de checagem de informações de diversos sistemas midiáticos e jornalísticos. Após a apuração das informações será feita a etapa de criação de áudios breves, sob a forma de podcast, visando o esclarecimento da informação divulgada, num contraponto com as identificadas como fake news. O referido podcast será disseminado e divulgado nos seguintes canais: plataformas digitais, mídias sociais e aplicativos de comunicação como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e WhatsApp.

 

registrado em: Extensão, Editais, Muriaé