Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Estágios > PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO
conteúdo

PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO

                

 Tornar-se um estagiário é, digamos, um dos primeiros passos para a vida profissional!  Elaborar currículo, se preparar para entrevistas,    providenciar a “papelada”, frequentar um ambiente de trabalho... São muitas novidades para se adaptar, o que requer muita organização e responsabilidade do estagiário para que tudo dê certo!

É estudante e procura sua primeira oportunidade no mercado? Então, você provavelmente tem algumas dúvidas. O ato educativo escolar é a melhor opção para inserir um jovem no mercado. Contudo, ele possui regras estabelecidas pela  LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 e elas devem ser bem entendidas. Fique por dentro! 

___________________________________________________________________________________________________________________________

 MANUAL DO ESTAGIÁRIO   

    O QUE É EMPRESA CONCEDENTE DE ESTÁGIO?  🏬                                  

👉  LISTA DE EMPRESAS CONVENIADAS 

 Caso não tenha, por favor, providencie o Requerimento para convênio  (<---clique aqui) 

Atenção: Para formalização do convênio, precisamos das cópias dos documentos:  Contrato Social ,  CNPJ e/ou Registro do Conselho,   Identidade e CPF do responsável pela empresa (A pessoa que vai assinar o termo de convênio)

Para  Divulgação de Oportunidade de Estágio e/ou Emprego  (<---clique aqui) 

________________________________________________________________________________________________________________________

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO 

 🚩 Antes de iniciar as atividades de estágio nos envie o  Requerimento de Estágio  (<---clique aqui)  com as informações que providenciaremos o documento e as assinaturas.

 O prazo para análise dos documentos é de 10 dias úteis. Portanto não inicie o estágio sem estar com toda documentação assinada e aprovada

 Estudante, a empresa te solicitou uma declaração que comprove a necessidade de estágio? Preencha o formulário para  Carta de Apresentação (<---clique aqui) 

 _______________________________________________________________________________________________________________________

ORIENTAÇÕES DURANTE O ESTÁGIO

 Se for necessária alguma mudança o seu Termo de Compromisso de Estágio, preencha o Requerimento para Termo Aditivo  (<---clique aqui) 

 Se as atividades terminarem antes do período definido no seu Termo de Compromisso preencha o Requerimento de Rescisão (<---clique aqui) 

De acordo com a Lei 11788/2008, VII –  aluno e a empresa concedente de estágio devem enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário. Preencha o seu relatório no SIGAA - Central de Estágios. Caso tenha problemas com o preenchimento no sistema, apresente esse modelo de 👉 Relatório de Acompanhamento de Atividades    através do formulário Envio do Relatório de Acompanhamento de Estágio para análise e assinatura   (<---clique aqui) 

FINALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

De acordo com a Lei do estagiário, a Instituição de ensino deve elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos. Dessa forma, ao terminar o seu estágio, providencie o 👉 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO e envie para Envio do relatório final de estágio para análise e assinatura  (<--clique) 

ATENÇÃO: Somente após a aprovação do relatório será possível solicitar o seu diploma

 👉 Se as suas atividades de estágio foram realizadas antes do ano de 2021, favor anexar ao relatório  a cópia do                  Termo de Compromisso de Estágio + (aditivos e Rescisão - quando houver). 

👉  O Curso de Licenciatura em Física possui modelo próprio de relatório e a sua elaboração é acompanhando pela Professora Vilma. Dessa forma, pedimos que entrem em contato com a professora ou com a coordenação do curso.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL  

 

Se você já tem alguma experiência profissional como autônomo ou já trabalhou em alguma empresa, nos envie  o Requerimento e relatório de experiência profissional (<--clique Atenção com a página 3 na qual são solicitadas várias informações e com a última página) para análise e assinatura

Envie através do formulário Envio do requerimento de experiência profissional para aproveitamento de estágio   (<--clique) 

ATENÇÂO: Alunos do Curso de Transações Imobiliárias não pode solicitar o aproveitamento de experiência profissional. As orientações do   Creci  é de que os alunos façam o estágio, obrigatoriamente.

 

APROVEITAMENTO DE MODALIDADES:                                                                                                                                  PROJETOS, CURSOS, EVENTOS, TREINAMENTO PROFISSIONAL, MONITORIA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PROJETO DE ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO OU OUTRAS MODALIDADES

 

 Consulte o  👉 Regulamento Acadêmico dos Cursos de Educação Profissional Técnica de nível Médio - Modalidades: Presencial e a Distância, em seu Capítulo 4, Artigo 9º diz que: “Quaisquer das modalidades de prática profissional devem ser elaboradas com o devido registro e realizadas sob a orientação de um professor e/ou servidor técnico administrativo, que atua no curso, do corpo permanente do IF Sudeste MG". Consulte também 👉 a  Resolucao_013_2018.pdf (ifsudestemg.edu.br)

Modelos de documentos: 👉 Requerimento de Aproveitamento de Modalidades  (<---clique aqui) (após preencher, salve-o em PDF também) 

Observação 1:

Para alunos dos Cursos Técnico em Metalurgia, Desenvolvimento de Sistemas, Transporte Rodoviário ou Eventos, também deve enviar o 👉 RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS (<--clique), salvando em PDF a versão final que você for nos enviar. 

 Observação 2: Para alunos da Graduação, também devem enviar o  👉 RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL GRADUAÇÃO<--clique aqui) (salve em PDF a versão final que você for nos enviar). Além disso, para estes alunos, apenas são considerados para o aproveitamento os projetos de ensino, pesquisa ou extensão de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e Projetos Pedagógicos dos cursos.

Para todas as situações citadas acima, enviei o seu requerimento para Envie por aqui a sua documentação: Requerimento - Relatório e Cópia dos certificados e/ou declarações de participação <--clique aqui)

 _________________________________________________________________________________________________________________________

   

NOSSOS CONTATOS PARA DÚVIDAS

Coordenação de Estágio / Diretoria de Extensão - DEX

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283
B. Fábrica – CEP 36.080-001 – Juiz de Fora/MG

 ☎ Tel. (32) 4009-3006 - WhatsApp (32) 98469-7385

📩 E-mail: estagio.jf@ifsudestemg.edu.br

 

   

registrado em: Estágio, Extensão