Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pró-Reitorias > Extensão
conteúdo

A Extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras é atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, que promove a interação transformadora entre essas instituições e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. Portanto, são consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às IES e que estejam vinculadas à formação do estudante, nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O IF Sudeste MG abarca em sua política de extensão esse conceito pactuado no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) e publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em forma de Resolução 07/2018 – Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Nesse sentido, cabe à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IF Sudeste MG planejar, coordenar, fomentar, acompanhar e executar as ações de extensão, que se dão em formas de programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviços, considerando o compromisso social da instituição; e construir uma política extensionista que dialogue com as demandas da sociedade.

Perfil do Pró-Reitor de Extensão

Valdir José da Silva possui Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006) e Graduação em Turismo pela Fundação Educacional Comunitária Formiguense (1999). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, onde atualmente ocupa o cargo de Pró-reitor de Extensão. Tem experiência na área de Educação, Turismo, Sociologia Rural e Administração.

Contato

Email:
Telefone: (32) 3257-4167

Notícias

IF Sudeste MG integra Observatório da Educação Profissional e Tecnológica

O Observatório da EPT tem o objetivo de realizar pesquisas para apoiar a tomada de decisão dos gestores da Rede.

07/08/2019

Descrição: a imagem contém o nome do projeto Observatório da EPT acompanhada da representação de um cérebro cuja metade direita é composta por ferramentas como lápis, chave de boca, microscópio e capacete, por exemplo, em meio a engrenagens.

ARI divulga oportunidade de estágio em Universidade da Arábia Saudita

Universidade Tecnológica e Científica Rei Abdullah, na Arábia Saudita, oferece vagas para estágio em diversas áreas.

10/06/2019

kaust

Escritório de orientação educacional recebe agendamentos por e-mail

Interessados em receber orientações do EducationUSA para estudo superior nos EUA já podem marcar visitas

04/06/2019

education-usa.jpg

Divulgado o resultado do 1° Concurso de Fotografia Corredor Cultural Forproex Sudeste

Projeto Corredor Cultural divulga o resultado do 1° Concurso de Fotografia Corredor Cultural Forproex Sudeste

12/12/2018