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Manutenção

Principais ações

 Abaixo é apresentado um resumo das principais ações da Coordenação de Manutenção do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. Para obtenção de maiores detalhes sobre os serviços, consulte o relatório completo de ações  do ano de 2022 disponibilizados neste link.

Contratos fiscalizados

Para assegurar a manutenção da infraestrutura do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora, os profissionais da Coordenação de Manutenção atuam na fiscalização de cinco contratos firmados com empresas terceirizadas: Manutenção Predial (Eletrocontrole), Elevadores (Mantiqueira Elevadores), Plataformas Elevatórias (TK Elevadores), Ar condicionados (Armando Clima) e Dedetização (Leite & Lima Ltda / Inset Master).

Associado aos contratos, são atendidos em média 98 chamados por mês, todos gerenciados pela coordenação.

Remoção de resíduos das atividades de manutenção

Para recolhimento dos entulhos, galhos, capins e folhas resultantes das diversas atividades de manutenção predial e serviços de jardinagem, os quais não são recolhidos pelo DEMLURB, são alugadas caçambas para utilização como depósito temporário. Após o recolhimento dos materiais, a empresa contratada encaminha os resíduos a um aterro autorizado.

Aquisições via cartão corporativo

O cartão corporativo é utilizado para pequenas despesas com manutenção predial e demandas gerais de pequeno vulto, relacionadas ao campus. Normalmente, abarca demandas de caráter emergencial, cujos materiais e/ou serviços necessários para resolver os problemas apresentam valores baixos. Nestes casos, quando não há atas vigentes para empenho ou um contrato cujo escopo permita o atendimento da necessidade, o baixo valor das despesas não justifica um processo licitatório.

Dispensas de Licitação elaboradas

No ano de 2022 foi necessária a elaboração de 3 (três) Dispensas de Licitação, a fim de adquirir materiais e/ou serviços para os quais não há pregões vigentes para empenhos e não há contratos cujo escopo permita o atendimento das necessidades. Os processos contemplaram aluguel de caçambas e instalação de aparelhos ar condicionados. 

Participação de pregões eletrônicos

Durante o ano de 2022, a Coordenação de Manutenção participou de 4 (quatro) pregões eletrônicos, a fim de adquirir para o campus, materiais que são comumente utilizados nos serviços de manutenção predial pela equipe da empresa contratada, a Eletrocontrole. Os processos abarcavam a aquisição de materiais hidráulicos, itens de manutenção predial e materiais diversos. 

Demandas de maior vulto atendidas em 2022.

No mês de agosto, devido às fortes chuvas, houveram vazamentos na estrutura do telhado do Bloco O’, na qual foram realizadas intervenções. 

No mês de setembro foi efetuada a confecção/adaptação de mobiliário para atendimento das necessidades de uma discente com deficiência (PCD).

Em outubro foi projetada e executada a realocação dos Centros Acadêmicos no térreo do Bloco Administrativo, em consonância com a Direção Geral do Campus.

No mês de novembro, foram realizadas adaptações nas salas de aula A-208 e K-213 e do anexo ao Bloco E, cujo espaço passou a ser um segundo acervo da biblioteca do campus.