Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Estágios e Egressos > Estágio
conteúdo

Estágio

O ESTÁGIO

O estágio é a oportunidade que os estudantes têm de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no ambiente de trabalho. O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, conforme determinação das diretrizes curriculares, do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da Lei do Estágio (Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008).

A Lei 11.788 define estágio como:

"ato  educativo  escolar  supervisionado,  desenvolvido no  ambiente  de  trabalho,  que  visa  à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos."

LEGISLAÇÃO ATUAL

•  Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 - Lei do Estágio - Dispõe sobre o estágio de estudantes.

•  Resolução CNE/CEB Nº 1/2004 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos.

• Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

  Instrução Normativa 213, de 17 de dezembro de 2019 - Estabelece orientações sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

O estágio obrigatório é condição para a certificação, ou seja, como ele consta da matriz curricular, o aluno que não realizá-lo fica impossibilitado de concluir o curso.

É de responsabilidade do aluno a procura de vagas de estágio. O Campus Manhuaçu, através da Coordenação de Extensão e de outros setores e servidores, como coordenações de cursos e professores, atuam apenas como agentes facilitadores, sugerindo empresas e/ou informando possíveis oportunidades aos alunos.

Para realizar o estágio obrigatório o(a) estudante deve seguir os passos abaixo:

Estágio Obrigatório Passo a Passo

APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Alunos(as) que já exercem atividades profissionais em áreas compatíveis com as que serão vivenciadas por ocasião do estágio podem solicitar o aproveitamento das horas dessas atividades como horas de estágio. O(a) estudante deve fazer a solicitação preenchendo o formulário Requerimento para Aproveitamento de Estágio e encaminhando para o Colegiado do Curso avaliar, somente com a aprovação do colegiado o aproveitamento das horas poderá ser utilizado.

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS

Formulários utilizados para cadastro e realização do estágio:

  Formulário I - Cadastro Para Estágio
  Formulário II - Avaliação do Estagiário
  Formulário III - Ficha de Frequência - 4 a 6h
  Formulário IV - Ficha de Frequência - 8h
  Formulário V - Plano de Atividades de Estágio - Técnico em Cafeicultura
  Formulário VI - Plano de Atividades de Estágio - Técnico em Informática
•  Relatório Final de Estágio
•  Requerimento para Dispensa Parcial

Documentos utilizados para formalizar o estágio, fazer alguma alteração durante seu andamento ou rescindir antes do período previsto:

•  Termo de Convênio (TC)
  
Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
  
Termo de Compromisso de Estágio Remunerado (TCE)
  
Termo Aditivo
  
Termo de Alteração de Supervisor de Estágio
  
Termo de Rescisão

MANUAL DO ESTÁGIO

O Campus Manhuaçu disponibiliza aos seus alunos o MANUAL DO ESTÁGIO. Ele foi desenvolvido com objetivo de contribuir para o bom desempenho dos alunos durante o período de estágio e para esclarecer possíveis dúvidas que o(a) estagiário(a) venha a ter. Nele os discentes terão acesso a informações sobre:

•  Direitos e deveres;
• 
Dicas de comportamento e postura profissional;
•  
Orientações sobre procedimentos e etapas do estágio;
• 
Esclarecimentos às dúvidas mais frequentes.

 

 

Título Tipo
Estágio Durante a Pandemia Pasta