Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Extensão > Estágios e Egressos > APROVEITAMENTO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / DISPENSA

APROVEITAMENTO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / DISPENSA

Os alunos autônomos, empresários, servidores públicos ou trabalhadores de carteira assinada, cujas atividades profissionais relacionam-se com as atividades propostas pelo curso, poderão requerer a substituição do estágio pela equivalência das atividades desenvolvidas.

1º passo:

Para dispensar o estágio através deste aproveitamento de experiência profissional, você deve enviar e-mail para estagios.muriae@ifsudestemg.edu.br solicitando o formulário de dispensa.

2º passo:

O aluno deverá preencher e enviar o formulário do link que foi enviado no e-mail. No final deste formulário o aluno irá anexar 2 documentos:

1 - Declaração das atividades exercidas no local de trabalho assinada pela chefia imediata (assinatura e carimbo ou assinatura digital do govbr).

2 - Comprovação do vínculo de trabalho e tempo na função (ex: cópia da Carteira de Trabalho ou do Contrato de trabalho, ou outro documento que comprove o trabalho executado).

Depois do envio do formulário de dispensa preenchido pelo aluno, o setor de estágio (CEICE) irá enviar um e-mail confirmando que recebeu o formulário. Neste e-mail será enviado ao discente um número de protocolo do seu pedido.

Em seguida, o CEICE, enviará o processo, com o requerimento e com os documentos comprobatórios do pedido, para o COORDENADOR DO CURSO analisar.

Após análise do coordenador, o CEICE enviará outro e-mail ao aluno informando se o coordenador DEFERIU OU NÃO DEFERIU  o pedido de dispensa.

Se o coordenador DEFERIR o aluno fica dispensado de fazer o estágio e aguardará o cumprimento de todos requisitos do PPC do curso para o COORDENADOR EMITIR A DECLARAÇÃO DE DISPENSA DE ESTÁGIO que, posteriormente será enviada, à Secretaria do IF, pelo CEICE.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Empregado Empresa Privada:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (cópias das folhas que contêm a foto, a qualificação civil e a folha do registro de trabalho).

Funcionário Público:
- Portaria ou Ato de Nomeação (cópia)
- Declaração da chefia imediata do setor, comprovando a área de atuação do estudante no órgão e as atividades por ele exercidas.

Autônomo/Prestador de Serviços
:

-Comprovante de registro na prefeitura municipal; uma cópia
- Comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviço; uma cópia
- Carnê de contribuição ao INSS. uma cópia
- Contrato de prestação de serviços e Nota (s) Fiscal (is);  uma cópia

Empresário/ Sócio:

- Contrato Social da Empresa; uma cópia
- Cartão CNPJ; uma cópia
- Comprovante de registro na prefeitura municipal; uma cópia
- Comprovante de recolhimento do Imposto sobre  Serviço; uma cópia
- Carnê de contribuição ao INSS. uma cópia
- Contrato de prestação de serviços e Nota(s) Fiscal(is); uma cópia

Obs.: Com exceção do autônomo, o estudante deve solicitar à chefia imediata uma declaração informando a área de atuação do estudante na empresa, o tempo de admissão e as atividades por ele exercida na área.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Em caso de dúvidas e informações complementares, entre em contato conosco pelos canais de atendimento:

E-mail: estagios.muriae@ifsudestemg.edu.br

Telefone fixo: (32) 3696-2850

Atendimento presencial de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 19 horas.