Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Campus Avançado Bom Sucesso distribui kits para recolhimento de lixo contaminado com o coronavírus
conteúdo

Extensão

Campus Avançado Bom Sucesso distribui kits para recolhimento de lixo contaminado com o coronavírus

Projeto de extensão beneficia o município com 400 kits para recolhimento de lixo contaminado com o novo coronavírus.

Além de evitar locais com aglomerações e higienizar as mãos, o correto descarte do lixo contaminado também é uma das formas de proteção contra o contágio do novo Coronavírus. Com o aumento dos casos entre os meses de maio a agosto de 2020, também aumentaram os materiais descartáveis utilizados pelos pacientes suspeitos e infectados pelo referido vírus e, consequentemente, o descarte incorreto destes materiais. 

No entanto, muitas das vezes as pessoas não têm noção do tamanho do impacto causado por este descarte mal feito, que vai desde os riscos de contaminação dos funcionários da limpeza pública e das famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem até a degradação dos lençóis freáticos, ao absorverem tais materiais.

Neste sentido, foi criado pelo IF Sudeste - MG Campus Barbacena, com a coordenação geral da professora Ana Carolina Moraes Campos, em parceria com outros campi, o Projeto “Orientações sobre o gerenciamento adequado de resíduos sólidos domésticos gerados por pessoas com suspeita clínica ou certeza diagnóstica de contaminação pelo novo agente do coronavírus (SARS-COV-2), no âmbito de atuação do IF Sudeste MG”. Por meio do projeto, disponibilizou-se à população kits para o recolhimento do lixo dos pacientes contaminados pelo Coronavírus, tanto àqueles que estão em quarentena domiciliar como aos suspeitos de contágio que estão na mesma condição. 

O Campus Avançado Bom Sucesso iniciou a ação com a entrega, na Secretaria Municipal de Saúde, de 100 kits para pacientes contaminados pelo Coronavírus e 300 kits para os pacientes com suspeita de contaminação, ressaltando, através de cartilha explicativa, a importância do descarte correto dos materiais utilizado neste momento de pandemia. “Precisamos identificar estes materiais quando descartados, assim vamos proteger toda a sociedade, em especial aquelas pessoas que lidam com o lixo. Temos que evitar este contágio e a disseminação do vírus”, afirma Jonathan Marcelino, coordenador do projeto na cidade de Bom Sucesso - MG.

A ação em Bom Sucesso está sendo desenvolvida com apoio da bolsista discente do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental, Cilmara Maredima Paes Garcia.