Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bom Sucesso > Acesse informações sobre Renovação de Matrícula 2022.1 em cursos técnicos e superiores do Campus Avançado Bom Sucesso

Ensino

Procedimento de renovação deve ser realizado entre os dias 8 e 26 de março pelo SIGAA. Saiba mais.

A solicitação de renovação de matrícula é o momento no qual o estudante renova seu vínculo com a instituição e demonstra seu interesse em cursar o próximo período letivo. É um procedimento obrigatório para todos os estudantes, exceto aqueles que concluíram o curso no segundo semestre de 2021.

O período da renovação de matrícula para o primeiro semestre letivo de 2022 será de 08 de março a 26 de março e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA). Os estudantes que perderem este prazo poderão solicitar a rematrícula entre os dias 28 de março e 1º de abril.

O estudante com matrícula trancada que deseja renovar sua matrícula ou prorrogar o trancamento do curso deverá preencher o formulário de solicitação de renovação ou prorrogação no mesmo período já citado (08 de março a 26 de março). Quem não renovar ou prorrogar o trancamento do curso poderá ter seu vínculo cancelado com o IF Sudeste MG (vide Regulamentos Acadêmicos de Cursos), ou seja, será considerado(a) evadido(a).

Fique atento(a) e não perca o prazo!

Dúvidas e Respostas

1) Quem deverá renovar a matrícula?
Todos aqueles que se enquadrarem em pelo menos uma das situações abaixo:
- possui uma ou mais disciplinas obrigatórias, pendentes;
- possui uma ou mais disciplinas optativas, pendentes;
- possui atividade complementar, pendente;
- possui trabalho de conclusão de curso (TCC), pendente;
- possui estágio obrigatório supervisionado, pendente;
- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), pendente;

2) Estou com o curso TRANCADO em 2021.2 ou quero trancá-lo em 2022.1, tenho que renovar a matrícula?
A renovação da matrícula ou prorrogação do trancamento é obrigatória, sendo assim o estudante deverá solicitá-la no período estipulado no calendário acadêmico.

3) Onde realizo a Renovação de Matrícula?
Através do Menu Discente no SIGAA. Para mais informações, acesse o vídeo tutorial explicando como fazer a sua renovação de matricula no Canal do Youtube do IF Sudeste MG.

4) Estou com a matrícula trancada, onde realizo a renovação ou prorrogação do trancamento da Matrícula?
Através do preenchimento do formulário de solicitação de renovação ou prorrogação de matrícula no SIGAA.

5) Não renovei a matrícula. E agora?
Aqueles que não renovarem a matrícula no prazo estipulado acima poderão solicitar a renovação da matrícula entre 28 de março 1º de abril de 2022.

6) Perdi todos os prazos o que acontece?
Os estudantes que não renovarem a matrícula poderão ter seu vínculo cancelado com a instituição, conforme Regulamentos Acadêmicos de Cursos, ou seja, serão considerados evadidos.

Em caso de dúvidas ou perda dos prazos, procure o registro acadêmico do Campus pelos canais de atendimento:
E-mail: secretaria.bomsucesso@ifsudestemg.edu.br
Telefone/WhatsApp: (32) 98436-6795
Obs: sempre informe seu nome completo e curso.

Acompanhe o Campus Avançado Bom Sucesso nas redes sociais

Facebook: @ifSudesteMgBomSucesso