Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Servidora propõe alternativas ao modelo de custeio do Restaurante Estudantil
conteúdo

Pesquisa

Servidora propõe alternativas ao modelo de custeio do Restaurante Estudantil

Letícia de Souza Scotelano atua na Coordenação de Assistência Estudantil e elaborou este trabalho durante seu mestrado em Administração Pública na UFJF.

“Alternativas para o gerenciamento da transição do modelo de custeio do Restaurante Estudantil do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora”. Este é o título da dissertação defendida pela servidora Letícia de Souza Scotelano na Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No trabalho, ela faz uma análise do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e propõe formas de fazer com que mais estudantes sejam contemplados com os recursos. 

Lotada na coordenadoria de Assistência Estudantil, Letícia observou que o orçamento do Pnaes, que tem como um de seus objetivos garantir a permanência de estudantes de baixa renda nas instituições federais de ensino, é insuficiente para abranger toda a demanda. Segundo ela, isso acontece porque grande parte dos recursos é utilizada para subsidiar as refeições fornecidas pelo Restaurante Estudantil do Campus, que atende aos alunos de forma universal, sem necessitar de comprovação do subsídio por parte da instituição.

A questão levantada na dissertação foi a de saber quais os aspectos a serem observados no gerenciamento de uma possível transição do modelo de custeio do Restaurante, sem que fosse preciso utilizar os recursos do PNAES. A pesquisa envolveu duas fases: na primeira, foram feitas entrevistas com estudantes que recebem a bolsa de apoio estudantil; com discentes que não recebem tal auxílio; com a diretora de Extensão e Relações Comunitárias do Campus Juiz de Fora, Raquel Fernandes; e o pró-reitor de assuntos estudantis da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), Edmilson Lopes Júnior, instituição na qual somente os alunos carentes têm o desconto na refeição. 

Já na segunda fase, foram aplicados 180 questionários entre os usuários do restaurante estudantil, com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço prestado e a satisfação do serviço, para verificar os motivos que os levam a fazer refeições no local e a opinião dos mesmos sobre o modelo de financiamento.

A partir do cruzamento de todos os dados levantados, Letícia verificou que existe um prejuízo causado pela estimativa da demanda por refeições, desconhecimento por parte dos usuários em relação ao PNAES e uma diminuição da demanda por refeições diante da possibilidade de aumento de preço. Ela propôs, então, um aumento gradual do valor do ticket do restaurante estudantil, de forma que o impacto deste aumento para os estudantes seja menor e, com isso, o valor destinado para custear bolsas de assistência estudantil seja maior, contemplando todos que realmente necessitam.