Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 01 > Periódicos internacionais publicam estudos de TAE do Campus Juiz de Fora
conteúdo

Geral

Periódicos internacionais publicam estudos de TAE do Campus Juiz de Fora

O jornalista Pedro Farnese desenvolve trabalhos que focam os discursos negacionistas anticiência circulantes em plataformas digitais e a retórica populista antissistema que colocam em xeque a credibilidade de instituições, como as universidades públicas.

A revista Index.Comunicacion, importante periódico científico da Espanha, avaliado como A2 pela Qualis Capes, publicou, na sua primeira edição de 2023, um artigo do servidor técnico-administrativo Pedro Farnese, que ocupa o cargo de jornalista no Campus Juiz de Fora. O estudo aborda os discursos negacionistas circulantes em plataformas digitais no contexto da pandemia da Covid-19 e analisa como a Universidade de São Paulo (USP), a maior produtora de pesquisa do país, articula estratégias midiáticas para legitimar a ciência no imaginário social. 

No ano passado, outros dois periódicos internacionais também publicaram textos do servidor. A revista Comunicação Pública, de Portugal, e a American Academic Scientific Research Journal for Engineering, Technology, and Sciences, nos Estados Unidos deram destaque a outras análises que integram os estudos desenvolvido pelo servidor, que tem como foco a comunicação pública da ciência, a partir das apropriações midiáticas decorrentes de uma sociedade que tem suas dinâmicas modificadas ao longos dos anos, na esteira da evolução das tecnologias de informação e comunicação. 

“Não se pode tratar a mídia como uma instituição separada das demais, como a cultura, a família e a religião. É imprescindível entender as maneiras pelas quais as instituições sociais e os processos culturais mudaram de caráter, função e estrutura, a fim de se adaptarem à lógica midiática, tendo em vista que a mídia se tornou parte integral do funcionamento social”, explica Farnese. 

Os textos estão disponíveis nos links abaixo: 

Estrategias de una universidad pública brasileña para comunicar la ciencia en la pandemia de COVID-19

 Comunicação pública da ciência no Facebook

The Denial of Science in the Antisystem Populist Rhetoric

registrado em: ,