Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 03 > LPEN inicia campanha de recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias para descarte
conteúdo

Geral

LPEN inicia campanha de recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias para descarte

As comunidades interna e externa do Campus podem entregar o material no Laboratório, ao lado da sala C-107; os materiais recolhidos serão transformados em novos dispositivos, biocombustível e sabões.

A partir desta semana, o Laboratório de Pesquisa em Experimentos em Nanociências (LPEN) estará recolhendo óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas. O intuito da campanha é evitar o descarte incorreto destes materiais e reaproveitá-los para a produção de novos dispositivos eletrônicos, biocombustível e sabão. Os materiais serão recolhidos durante todo o ano letivo. Todos podem ser deixados no próprio laboratório, no bloco C, ao lado da sala C-107.

As campanhas para arrecadação de materiais que seriam enviados para descarte são promovidas pelo LPEN desde 2015, tendo uma pausa durante o período de ensino remoto. Durante o programa, os alunos bolsistas utilizam as pilhas e baterias para a reutilização de seus componentes em novos dispositivos eletrônicos que são utilizados no laboratório. O óleo é reutilizado para a produção de biocombustível para estudos e sabão - que é doado às comunidades interna e externa do Campus. Os interessados em adquirir o produto podem solicitar sua doação presencialmente ou pelo instagram do laboratório. 

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Denise Barros, as campanhas sempre contaram com grande adesão da comunidade e são importantes para impedir o descarte incorreto de materiais prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, os produtos gerados com tudo o que é arrecadado é utilizado em projetos de ensino em salas de aula e em projetos de extensão - como a pesquisa em biocombustíveis e a doação de sabões, por exemplo.    

Conheça o Laboratório

O LPEN fomenta projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para as áreas de física e química, além de promover cursos on-line em seu canal no youtube. As iniciativas desenvolvidas no espaço possibilitam que estudantes dos cursos técnicos e de graduação apliquem, de uma forma prática, os conteúdos lecionados em sala de aula. 

Anualmente os bolsistas também participam de eventos em diferentes cidades para apresentarem os resultados de suas pesquisas e experimentos - no ano passado, um dos projetos foi premiado como melhor pôster de química no Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, sediado na UFMG. 

A seleção para novos bolsistas acontece nos primeiros meses do semestre letivo. Assim que publicados, os editais serão divulgados no portal do Instituto. Você também pode se manter atualizado pelo instagram do Campus e do Laboratório.