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Palestra no sábado letivo abordou autismo e inclusão no Campus Juiz de Fora

Atividade destacou desafios da inclusão escolar e a necessidade de compreender o estudante em sua totalidade

Promovido no sábado letivo do dia 25 de maio, o encontro com o médico pediatra Antônio Aguiar convidou a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora a refletir sobre a história do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios da inclusão no contexto educacional. A atividade aconteceu no auditório do bloco administrativo e contou com a presença de estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos. 

Ao longo da palestra, o médico Antônio apresentou aspectos históricos que influenciaram a compreensão social do autismo e reforçou a importância de promover um ambiente escolar mais acolhedor, destacando, por exemplo, o papel do professor de apoio e a necessidade de um olhar ampliado por parte dos educadores sobre seus estudantes. 

Para Karine, estudante do curso técnico de Edificações e diagnosticada com TEA, o conteúdo chamou atenção especialmente por abordar a forma como o autismo foi tratado ao longo da história e pela indicação de obras para leitura. Ela também destacou a importância de eventos como esse dentro do Instituto, afirmando que ações de sensibilização ajudam a combater estigmas e ampliar a inclusão. 

O professor Henrique Maurício, do Núcleo de Matemática, participou da palestra e ressaltou que iniciativas como essa favorecem a construção de vínculos mais humanos no ambiente educacional. Em seu relato, ele enfatizou a importância de conhecer os estudantes para além do conteúdo ministrado em sala de aula, reforçando que o aprendizado é uma via de mão dupla e que a formação docente também passa pela escuta e pela busca constante por conhecimento. “É importante porque a gente precisa conhecer, não é? E não é só conhecer sobre o conteúdo que eu dou aula, eu também tenho que conhecer que eu estou dando aula pra um ser humano, então se eu souber desse ser humano, fica mais fácil”, afirma. 

A atividade integra as ações promovidas pelo campus e dialoga com os princípios que orientam a educação profissional, científica e tecnológica, especialmente no que se refere à formação integral dos estudantes e à valorização da diversidade.