Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 19 de abril: Vamos refletir sobre os povos indígenas?
conteúdo

Geral

19 de abril: Vamos refletir sobre os povos indígenas?

Desde 2021, dia 19 de abril deixou de ser o "Dia do Índio" e passou a ser “Dia da Resistência dos Povos Indígenas”. Mas o que isso muda? Leia e entenda!

Você sabe que dia é hoje? Se você respondeu "Dia do Índio", errou.

Desde 2021, dia 19 de abril passou a ser “Dia da Resistência dos Povos Indígenas”, conforme o Projeto de Lei 5466/2019, de autoria da deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR). Pode até parecer a mesma coisa, mas definitivamente não é. Afinal, há uma diversidade de povos indígenas no Brasil, que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

Os  povos indígenas desenvolveram uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos na sociedade brasileira. Portanto, só use a expressão "programa de índio", se for para se referir a fazer algo muito proveitoso. 

Conforme o Censo 2010, já desatualizado, no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas. Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. Portanto, diante de números tão expressivos, usar a expressão "Dia do Índio" seria mais uma das inúmeras violências culturais que esses povos vêm sofrendo ao longo de séculos. Seria reduzir mais uma vez a pluralidade indígena a uma versão única e estereotipada.     

Por que 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas?

A data remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para a história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas.

Vamos refletir?

Aproveitando a data pata promover uma reflexão sobre a importância dos Povos Indígenas, a Coordenação de Ações Afirmativas/Dirad (Diretoria de Apoio ao Discente) do IF Sudeste MG recomenda a leitura do texto em anexo, escrito pela pesquisadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e Editora das revistas (entre)linhas e HH Magazine: humanidades em rede. 

texto sobre "Dia dos Povos Indígenas"

Fontes

Imagem: <a href="https://www.freepik.com/photos/potter">Potter photo created by wirestock - www.freepik.com</a>

Site Brasil Escola: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/19-abril-dia-Indio.htm

Site Mundo Educação: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-indio.htm

Censo 2010: https://censo2010.ibge.gov.br/

Site da Câmara Legislativa: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2224662

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents