Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 09 > Programa Residência Pedagógica: inscrições abertas para a seleção de professores preceptores

O Programa Residência Pedagógica é uma ação implementada pela Capes. As inscrições podem ser feitas de 19 a 26 de setembro de 2022

A Pró-Reitoria de Ensino e a Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital Nº 02/2022, que rege a seleção de PROFESSORES PRECEPTORES para o Programa Residência Pedagógica. As inscrições podem ser feitas de 19 a 26 de setembro de 2022.

O Programa

O Programa Residência Pedagógica é uma ação implementada pela Capes para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. Visa fomentar projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Quem pode participar

Podem se candidatar a uma das vagas professores em efetivo exercício nas escolas participantes dos subprojetos, conforme descrito no edital.  As licenciaturas contempladas pelo projeto do IF Sudeste MG aprovado são: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

Os professores preceptores atuarão em escolas da rede pública de ensino, de outubro de 2022 a março de 2024. A liberação das bolsas está condicionada à disponibilização dos recursos por parte da CAPES/FNDE/MEC. A bolsa tem o valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) e é destinada ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos. Será disponibilizada 01 (uma) bolsa para professor em efetivo exercício na escola participante do subprojeto.

Como se inscrever

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do formulário próprio e enviadas ao orientador do subprojeto em que deseja concorrer à bolsa, cujos nomes e endereços eletrônicos estão contidos no edital. O candidato deverá encaminhar os documentos pedidos pelo edital, digitalizados, ao e-mail do orientador do subprojeto em que está concorrendo.

A seleção

A seleção ocorrerá em etapa única, que compreende a análise do currículo documentado, do período em sala de aula e da carta de intenção apresentada, de acordo com as pontuações discriminadas no edital. O resultado definitivo será divulgado no dia 30 de setembro de 2022.