Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2022 > 10 > IF Sudeste MG realiza II Seminário de Curricularização da Extensão

IF Sudeste MG realiza II Seminário de Curricularização da Extensão

Evento presencial foi uma ação integrada da Pró-reitoria de Extensão e da Pró-reitoria de Ensino do IF Sudeste MG

No dia 29 de setembro, foi realizado, no auditório do bloco administrativo do Campus Juiz de Fora, o II Seminário de Curricularização da Extensão do IF Sudeste MG, com o objetivo de promover o debate, junto à comunidade acadêmica, sobre os caminhos para a curricularização da extensão no instituto. O evento contou com a participação dos diretores de extensão e diretores de ensino dos campi, dos coordenadores dos cursos de graduação, além de servidores que integram as equipes das diretorias de extensão das unidades.

Na parte da manhã, com a mesa “Oportunidades e Desafios para a Extensionalização dos Currículos”, os professores Carlos Artur Arêas, Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense, e Gabriela Arduíno, Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de São Paulo, trouxeram reflexões sobre a importância da curricularização da extensão para melhorar a formação dos estudantes, sobre como buscar contemplar os estudantes trabalhadores nesse processo e sobre a participação dos alunos nas ações de extensão enquanto política de permanência e êxito. À tarde, houve um momento de trocas de experiências, com a participação dos representantes das Pró-reitorias de Extensão e de Ensino, com os servidores convidados e com os servidores do IF Sudeste MG sobre as estratégias para implementar a curricularização da extensão.

A curricularização da extensão nos cursos de graduação do IF Sudeste MG

O Parecer CNE/CES n° 07/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional da Educação, definiu que, no mínimo, 10% da carga horária dos cursos de graduação devem ser cumpridos em programas e projetos de extensão, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

O IF Sudeste MG iniciou os trabalhos de implantação da curricularização da extensão em 2019, com a realização do I Seminário de Curricularização da Extensão. De lá para cá, além da realização de outros eventos dedicados à temática, já foram criados os seguintes documentos: as Diretrizes para a Curricularização da Extensão e a Instrução Normativa PROEN/PROEX 01/2022, que traz os procedimentos para inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos superiores. A Pró-reitoria de Extensão também já encaminhou para as diretorias de extensão dos campi o modelo de edital para o registro e o acompanhamento dos programas e projetos curricularizados do IF Sudeste MG.