Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 02 > IF Sudeste MG lança edital de isenção do Processo Seletivo 2023 - 2º semestre

IF Sudeste MG lança edital de isenção do Processo Seletivo 2023 - 2º semestre

Candidatos que estudaram em escola pública podem pedir gratuidade da taxa de inscrição. Saiba como.

COPESE_destaque_site_isencao_2023-02-14.jpgO Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) acaba de dar início ao processo de seleção de estudantes que irão compor novas turmas para o segundo semestre de 2023. Foi lançado, nesta segunda-feira (13), o edital de isenção da taxa de inscrição, ou seja, o documento que contém as regras para quem deseja se inscrever gratuitamente no processo seletivo. O período destinado às solicitações vai de 15 de fevereiro a 1º de março. Já o período de inscrições do Processo Seletivo 2023/2 será entre 17 de março e 17 de abril e haverá vagas nos campi Bom Sucesso, Juiz de Fora, rio Pomba, Manhuaçu e Santos Dumont.

Não é necessário escolher um curso antecipadamente para solicitar gratuidade da taxa de inscrição. Podem fazer a solicitação estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Fundamental ou Médio em escola pública ou filantrópica, ou estudaram com bolsa integral na rede privada. A isenção se aplica às modalidades de cursos Técnicos Integrados, de Graduação e de Pós-graduação. Para as demais modalidades de cursos, não será cobrada taxa (técnicos Proeja, concomitantes e subsequentes).

Acesse:

Edital de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2023/2

Edital de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2023/2 em LIBRAS

Como pedir

A solicitação da taxa poderá ser feita de duas maneiras: on-line, através de formulário eletrônico, ou presencialmente, através do comparecimento em uma das cinco unidades acadêmicas já citadas. Os endereços e horários estão disponíveis no edital. Em ambos os casos, é preciso apresentar cópia do CPF do próprio candidato e cópia do histórico escolar ou declaração da escola. Se o candidato optar pela solicitação on-line, deverá, obrigatoriamente, ter uma conta de e-mail do Gmail.

Documentos necessários

Para comprovar ter estudado em escola pública, o(a) candidato(a) deve enviar ou apresentar os seguintes documentos:

1) Cópia do histórico escolar, ou declaração (modelo no Anexo III) fornecida pela instituição de ensino (escola), comprovando que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de escola da rede privada ou instituição de caráter filantrópico, se for o caso, e informando, também, qual série/ano está cursando (caso esteja matriculado); ou certificação de conclusão com base no resultado do ENCCEJA ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

2) Cópia do CPF do próprio candidato;

Resultados

A lista provisória dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 8 de março, a partir das 18h. Entre 9 e 10 do mesmo mês, o candidato que não concordar com o resultado poderá entrar com recurso. O resultado definitivo será publicado no dia 16. A Diretoria de Processos Seletivos destaca que a isenção não significa estar inscrito(a) no processo seletivo. Sendo assim, candidatos isentos também devem ser efetuar inscrição no período de 17 de março a 17 de abril.

O site do Processo Seletivo – www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo – é o meio oficial de divulgação das informações referentes ao Processo Seletivo e ler o edital é responsabilidade do candidato.