Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 03 > IF Sudeste MG recebe deputada federal Dandara
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG recebe deputada federal Dandara

Pedagoga e cotista, Dandara conheceu propostas e ouviu questões em ações afirmativas para as quais a instituição precisa de apoio

Uma série de possibilidades se abriu para o IF Sudeste MG na última sexta-feira (24). A instituição recebeu a visita da deputada federal Dandara (PT/ MG), relatora do processo de revisão da Lei de Cotas e conhecida por suas lutas em defesa de mulheres, população negra, indígena, quilombola e LGBTQIAP+. A parlamentar foi recebida pelo reitor André Diniz, pela pró-reitora de Extensão Rosana Machado e por outros gestores e servidores do IF Sudeste MG, tanto docentes como técnicos administrativos em Educação. Eles se reuniram na sala de reuniões do 3 ºandar da Reitoria para apresentar a discutir propostas especialmente relacionadas a Ações Afirmativas. 

IFSUDESTEMG_foto_visita_dandara_rosana-2023-03-28.jpegApós as devidas apresentações, Rosana solicitou diretamente o apoio da deputada: “estamos num momento crucial do nosso trabalho; nós temos pessoal interessado e capacitado para o trabalho com a Educação antirracista, temos os NEABIs [Núcleos de Estudo Afro-brasileiro e Indígena] institucionalizados e temos bons projetos, mas nos falta orçamento”, expôs a gestora. Dandara, por sua vez, comprometeu-se com o fortalecimento das ações afirmativas institucionais, especialmente do que já vêm sendo desenvolvido no IF Sudeste MG ou que aguardam recursos para se tornarem viáveis. Um exemplo destes é o projeto Dengo, oriundo do projeto  "O Brasil é o café e o café é o negro", porém, com abrangência nacional

Para o reitor, a visita da Dandara vem favorecer um processo de consolidação das Ações Afimativas no IF Sudeste MG, que não são apenas ações internas por meio de editais, mas realizam-se também através de uma perspectiva de diálogos externos, não só com a comunidade, mas com aqueles que representam a comunidade, no caso, os parlamentares. “Dandara entendeu muito bem isso, a que a nossa instituição se propõe e, junto com a gente, assume essa luta lá no parlamento”, destacou André Diniz. 

Vale lembrar que a aproximação entre o IF Sudeste MG e Dandara começou antes mesmo da visita da deputada. Há algumas semanas, estabeleceu-se um diálogo em Brasília (DF), momento em que Rosana e representantes da instituição viajavam em busca de apoio da professora e de outras autoridades. Após a reunião na Reitoria, Dandara seguiu viagem, passando pelos campi Barbacena e Ubá, com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido no Instituto Federal. 

Mais sobre Dandara

Não por acaso, Dandara é homônima da famosa guerreira dos Palmares. Além de pedagoga e mestre em Educação, é ativista comprometida com a defesa de mulheres, população negra, indígena, quilombola e LGBTQIAP+; foi primeira parlamentar cotista da graduação e da pós-graduação a assumir na Câmara a relatoria do projeto sobre a Lei de Cotas. Iniciou o mandato apresentando um projeto que cria o selo "NÃO É NÃO" em bares e casas de festa, além de um protocolo que estabelece um passo a passo para proteger e acolher as mulheres que sofreram algum tipo violência ou abuso sexual. Apresentou, ainda, projeto que prevê valor adicional à bolsa estudantil para mães solo nas universidades públicas, firmando  compromissos com estas e outras lutas, seja liderando ou apoiando frentes parlamentares que ela julga “mais conectadas com as principais demandas do povo”. 

Com informações de: @todandara (página oficial da deputada federal Dandara no Instagram)