Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > 6º ENET: além de novos contatos e conhecimentos, alunos trazem cargo de diretoria do evento
conteúdo

Geral

6º ENET: além de novos contatos e conhecimentos, alunos trazem cargo de diretoria do evento

IF Sudeste MG apoiou participação de alunos no 6° ENET, maior Encontro de Estudantes em Ensino Técnico do Brasil e da América Latina, na última semana

Com o apoio do IF Sudeste MG, 14 estudantes; representantes do movimento estudantil dos campi Barbacena, Rio Pomba, Muriaé, Juiz de Fora, Santos Dumont e São João del-Rei; participaram do 6° ENET, que aconteceu no Campus Fundão da UFRJ, entre 6 e 9 de abril, e é o maior Encontro de Estudantes em Ensino Técnico do Brasil e da América Latina.

O evento é promovido pela FENET, Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, que é a entidade que representa os estudantes de ensino técnico do Brasil.  Fundada em 2011, por iniciativa de dezenas de grêmios estudantis, a FENET luta em defesa do ensino técnico, da soberania nacional e dos direitos da juventude. A entidade não tem fins lucrativos e vem realizando intensos debates, encontros e seminários, sempre com a Educação Técnica como tema principal. 

IF Sudeste MG agora é da diretoria

"O IF Sudeste MG e a gestão acreditam no potencial que nossos estudantes possuem dentro de cada unidade, de como podem contribuir para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, democrática e que respeite a diversidade. Um exemplo desse potencial é a nossa estudante Maria Eduarda Cibalde Carneiro, do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente do campus Juiz de Fora, que foi eleita como Diretora Nacional da Diretoria de Diretoria de Direitos Humanos da FENET. Ter uma representante nacional da FENET na instituição pode ser um importante elo da nossa Instituição e com a Federação a qual ela representa", comemora Diogo.

Para Maria Eduarda Cibalde Carneiro, aluna do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Meio Ambiente do campus Juiz de Fora, o evento foi  uma oportunidade de conhecer gente nova e com vontade de lutar: “Eu não poderia ter estado com pessoas melhores. São jovens com força e disposição pra mudar a realidade da educação no nosso país, jovens participativos mesmo em meio ao cansaço dos nossos dias no Rio de Janeiro, e isso me deixa extremamente feliz e honrada. Estou grata pela experiência e sei que vamos manter contato para construirmos as lutas necessárias em cada campus”, planeja Maria Eduarda.

Além dos novos contatos e de reforços na luta, a estudante trouxe do ENET uma missão muito importante: ela agora é diretora de Direitos Humanos da FENET e comenta os desafios impostos pelo cargo: “Apesar de termos a esperança de um governo mais progressista, entendemos que ainda há muitas demandas a serem executadas. Conversando com os alunos, a gente percebe que faltam discussões sobre opressões e preconceitos dentro dos institutos, entendemos também que esporte e lazer são direitos essenciais que devem ser garantidos à juventude, por isso a importância dessa diretoria”, reflete a jovem.

Segundo Maria Eduarda, o Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico fez jus ao posto de maior encontro técnico secundarista da América Latina:

“Com a premissa de construir e discutir com os estudantes propostas para a melhoria da educação, a FENET trouxe painéis e grupos de debate com temas pertinentes e extremamente importantes, como a recomposição orçamentária e a assistência estudantil, temas de grande necessidade para a juventude. Além disso, a FENET trouxe também momentos de interação social e cultural, com apresentações musicais e passeios turísticos pelo RJ, aproximando estudantes de regiões distantes da realidade um dos outros”, comenta ela.

A diretora Maria Eduarda conta que pelo menos um dos seus 16 anos de vida tem sido dedicado ao movimento estudantil e, segundo ela, a experiência que vem construindo aliada à necessidade de representação do interior de Minas Gerais nas organizações estudantis, justificam a escolha dela para o cargo:

"Eu estou atuando no movimento estudantil secundarista aqui na região já faz um ano, pelo rebele-se, que é um movimento construído dentro da UBES e aliado à FENET nas lutas. Acho que a escolha foi muito por isso, a experiência que eu já tenho nessa área do movimento estudantil, os processos e as lutas que temos que tocar e também porque é necessário ter uma representatividade dos interiores mineiros dentro da entidade, principalmente por ser o estado com o maior número de escolas técnicas no país”, pondera Maria Eduarda.

Para o IF Sudeste MG, representado pela Coordenação de Assistência Estudantil da Reitoria, valeu à pena o apoio para a participação dos alunos no ENET: "A Coordenação de Assistência Estudantil da Reitoria acompanhou os estudantes do IF Sudeste MG durante o evento e percebeu o quanto a participação foi importante enquanto uma experiência estudantil, juvenil e sobretudo política. Os estudantes puderam participar de debates, mesas redondas e grupos de trabalhos (GTs) conduzidos por outros estudantes de outros Institutos Federais de todo o país, o que contribuiu para eles percebessem a potência que os IFs possuem em transformar as realidades locais, regionais e nacionais, por meio de uma articulação em prol da luta e defesa do direito à educação. O que reforça o quanto precisamos incentivar e fomentar a participação dos nossos estudantes em eventos dessa natureza", avalia Diogo Pereira Matos, coordenador de Assistência Estudantil.

Além da participação dos estudantes, o IF Sudeste MG comemora a escolha de uma aluna sua, Maria Eduarda, como diretora de recusos humanos da FENET:

"O IF Sudeste MG e a gestão acreditam no potencial que nossos estudantes possuem dentro de cada unidade, de como podem contribuir para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, democrática e que respeita a diversidade. Um exemplo desse potencial é a nossa estudante Maria Eduarda Cibalde Carneiro, que foi eleita como Diretora Nacional da Diretoria de Diretoria de Direitos Humanos da FENET. Ter uma representante nacional da FENET na instituição pode ser um importante elo da nossa Instituição com a Federação a qual ela representa", comemora Diogo.

Leia mais em:

https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/04/com-apoio-do-if-sudeste-mg-representantes-de-gremios-estudantis-participam-de-maior-encontro-da-categoria

Para saber mais sobre a FENET, acesse:

https://www.instagram.com/fenetoficial/?hl=pt-br