Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > Com apoio do IF Sudeste MG, representantes de grêmios estudantis participam de maior encontro da categoria
conteúdo

Destaque

Com apoio do IF Sudeste MG, representantes de grêmios estudantis participam de maior encontro da categoria

Os estudantes estão indo participar do 6° ENET: o maior Encontro de Estudantes em Ensino Técnico do Brasil e da América Latina, promovido pela FENET
"Unidos a gente consegue as coisas. Recentemente, por exemplo, depois de muita luta, conseguimos a suspensão do Novo Ensino Médio. No ENET, poderemos conversar com pessoas diferentes, conhecer novas realidades e estimular a formação de novos grêmios nos campi. Como a maioria é menor de idade, o apoio do IF é fundamental para que a gente possa ir e formar futuras liderancas estudantis, já que muitos alunos seguem na graduação. Vivemos na história, e num passado recente, momentos de ameaça à nossa liberdade. Temos que aproveitar este momento político, em que temos liberdade", afima  Magno, estudante do Campus Barbacena. 

Com apoio do IF Sudeste MG, 14 estudantes; representantes de grêmios estudantis dos campi Barbacena, Rio Pomba, Muriaé, Juiz de Fora, Santos Dumont e São João del-Rei; estão indo participar do 6° ENET, que acontece no Campus Fundão da UFRJ, entre 6 e 9 de abril, e é o maior Encontro de Estudantes em Ensino Técnico do Brasil e da América Latina.

O evento é promovido pela FENET, Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico, que é a entidade que representa os estudantes de ensino técnico do Brasil.  Fundada em 2011, por iniciativa de dezenas de grêmios estudantis, a FENET luta em defesa do ensino técnico, da soberania nacional e dos direitos da juventude. A entidade não tem fins lucrativos e vem realizando intensos debates, encontros e seminários, sempre com a Educação Técnica como tema principal. 

Para Magno Otávio de Oliveira, 20 anos, estudante do curso técnico integrado de Agropecuária do Campus Barbacena, esta é uma oportunidade de crescimento para o movimento estudantil e também para ele: "Unidos a gente consegue as coisas. Recentemente, por exemplo, depois de muita luta, conseguimos a suspensão do Novo Ensino Médio. No ENET, poderemos conversar com pessoas diferentes, conhecer novas realidades e estimular a formação de novos grêmios nos campi. Como a maioria é menor de idade, o apoio do IF é fundamental para que a gente possa ir e formar futuras liderancas estudantis, já que muitos alunos seguem na graduação. Vivemos na história, e num passado recente, momentos de ameaça à nossa liberdade. Temos que aproveitar este momento político, em que temos liberdade". 

Quem também está animada para o evento, é Laiza Viana, estudante do curso técnico integrado de Alimentos, do Campus Rio Pomba: "Participar do ENET é muito importante porque estarei em contato com outros estudantes, de partes diferentes do país, com realidades diferentes da minha. E sem o apoio do IF Sudeste MG eu não conseguiria participar", avalia a estudante.

Movimento estudantil: nossa força

Num momento em que a educação ainda tenta se recuperar dos vários cortes orçamentários impostos pelo último governo, o investimento na viagem dos estudantes se justifica pela centralidade que o movimento estudantil tem para o IF Sudeste MG:

"A gente preza muito pela organização dos estudantes. Quanto mais organizados os estudantes estiverem dentro da instituição, mais eles terão condições de cobrar, de vislumbrar um serviço melhor, uma estrutura melhor, de cobrar da própria gestão. E este é um processo político de emancipaçao: estudantes que se organizam dentro da instituição como liderança, automaticamente estão sendo preparados para se colocarem na sociedade também de forma organizada e como liderança. E a FENET, assim como a UNE e a UBES, tem essa capacidade de organizaçao e de mobilização a nível nacional. Os encontros que eles fazem envolvem capacitação, relacionamento, possibilitam abrir a cabeça para novas perspectivas, e isso contribui muito para o fortalecimento e amadurecimento deles", analisa André Diniz, reitor do IF Sudeste MG. 

Como afirmado pelos estudantes e ratificado por Diogo Pereira Matos, coordenador de Assistência Estudantil, o apoio da instituição, que está fornecendo transporte e financiamento de despesas, foi fundamental para que os estudantes pudessem participar do evento. Diante disso, e em articulação com a Pró-reitoria de Administração, os recursos foram liberados, afinal "o movimento estudantil é a nossa grande força, é a possibilidade de os estudantes terem protagonismo. Ter uma educação libertária é fundamental. Dá muito trabalho, porque estudante que pensa, que é proativo, que sabe de seus direitos, nos cobra mais (risos). Mas, tudo bem, porque esse é o nosso trabalho, apoiá-los para que eles aprendam seus direitos e seus deveres e para que a gente consiga construir uma sociedade cada vez melhor, não só para eles, mas para o mundo que a gente quer construir", reflete Rosana Machado de Souza, pró-reitora de Extensão.

E pelo o que a Laiza disse, Rosana e todo o IF Sudeste MG terão mesmo muito mais trabalho: "O movimento estudantil me ajuda a entender os meus direitos e me ajuda a correr atrás para garanti-los", afirma a estudante. 

Antes de viajarem ao Rio de Janeiro, os estudantes foram recebidos pelo reitor, André Diniz, e por outros servidores do instituto, para um café da manhã na Reitoria. E com corpo e alma nutridos, de alimento e de esperança, embarcaram rumo à capital carioca.

 

 

Para saber mais sobre a FENET, acesse:

 https://www.instagram.com/fenetoficial/?hl=pt-br