Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > "Dia Mundial da Criatividade": evento na UFJF terá participação de servidora do IF Sudeste MG

Ação presencial é aberta ao público e acontece em 20 de abril, com atividades voltadas a Inovação e Propriedade Intelectual.

No dia 20 de abril, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora realiza a 4ª edição do Dia Mundial da Criatividade. O evento acontece entre as 10h e 17h do dia 20 de março, com as atividades distribuídas entre o Centro de Ciências da UFJF e o prédio sede do Critt. A iniciativa é aberta ao público e, para participar, basta se inscrever gratuitamente no site do evento

A comemoração inclui atividades voltadas ao ecossistema de  inovação de Juiz de Fora e propriedade intelectual, além de uma mostra de equipes de competição da UFJF.

Programação

A partir das 10h, no Centro de Ciências da UFJF, atores do ecossistema de inovação de Juiz de Fora debatem como tem sido a sua atuação em inovação na cidade, além de expor os desafios e perspectivas do segmento. A atividade, dividida em blocos, contará com a participação da diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG, Flávia Ruback, e com representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Também estarão presentes na mesa de debates: o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), Ignácio Delgado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), Mônica Ribeiro, o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, e a gerente geral da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Josiane Loures.

Equipes de Competição da UFJF

Entre o período de 14h e 17h acontece as Mostras de Equipes de Competição da UFJF em diferentes salas do Centro de Ciências. A equipe de foguetemodelismo, Supernova, se apresenta no Auditório III, enquanto a de Aerodesign, Microraptor, terá seu stand no Auditório II. Já a Rinobot, equipe de robótica, estará presente na sala dos professores do Centro até as 15h.

Oficinas e palestras

No prédio sede Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, acontecem oficinas e palestras à tarde. No auditório, às 14h, a gestora do setor de Empreendedorismo, Débora Marques, promove a oficina de Ideias de Negócio.  A partir das 15h, no auditório I do Centro de Ciências da Universidade, a palestra “Marcas e Patentes” será mediada pela gerente e pela bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da Universidade, Ana Carolina Vidon e Stael Monteiro. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (Nupics), Nádia Raposo, também participa da apresentação com um relato de caso prático.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: treina.critt@ufjf.br

Acesse o site do Dia Mundial da Criatividade e inscreva-se.