Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > Inscrições para o Processo Seletivo 2023/2 terminam na próxima segunda (17)

Inscrições para o Processo Seletivo 2023/2 terminam na próxima segunda (17)

Há vagas em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em cinco campi. Prazo de pagamento de taxa segue até 18/04.

Quem procura uma oportunidade de formação profissional na Zona de Mata ainda pode participar do Processo Seletivo 2023/2 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Contudo, as inscrições terminam já na próxima segunda-feira, 17 de abril, sendo que o prazo de pagamento da taxa (cobrada apenas em cursos superiores) segue até 18 do mesmo mês. Esta data NÃO É PRORROGÁVEL.

São mais de 700 vagas em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que terão início já no segundo semestre, em cinco campi da instituição.  Confira as oportunidades:

QUADRO DE VAGAS - PROCESSO SELETIVO 2023-2

Rio Pomba

Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal

Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Aulas às quintas e sextas-feiras (7h às 11h e 13h às 18h)

Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Web e Mobile

Curso na modalidade a distância com encontros presenciais aos sábados (10% da carga horária total)

Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Física Escolar

Segundas-feiras e quartas-feiras (18h às 22h)

Lato Sensu em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Sábados, das 8h às 18h

TAXAS

A inscrição para os cursos técnicos é gratuita e não haverá provas, já que a seleção ocorrerá por sorteio em 24 de maio. Para os cursos de graduação, a taxa é de R$50 e, para pós-graduação, R$60. O valor deve ser pago por meio de uma guia (boleto) denominada GRU, emitida ao final do procedimento de inscrição e deve ser paga exclusivamente nas agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil até a data limite de 18 de abril de 2023. Quem conseguiu isenção deve fazer inscrição normalmente, gerando, ao final do procedimento, uma GRU de R$0 que não precisa ser paga.

Os pagamentos efetuados após esta data ou agendados para momento posterior ou, ainda, não confirmados até o dia 18 de abril, não serão considerados para a efetivação da inscrição. Caso a data de vencimento da GRU coincida com algum feriado municipal, o pagamento deverá ser efetuado no dia útil anterior ao feriado.

Se for aprovado(a) na seleção, o(a) candidato(a) não precisará efetuar nenhum pagamento nem mensalidades, já que a instituição é inteiramente pública e gratuita.

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever, é necessário acessar o site oficial de processos seletivos do Instituto Federal: www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Neste mesmo local, também estão disponíveis os editais e outras informações relevantes, como explicações sobre grupos de concorrência. O acesso ao sistema de inscrição se dá por meio do login único do governo federal, mediante ao cadastro prévio na plataforma GOV.BR. Assim, caso o(a) candidato(a) ainda não possuam conta na referida plataforma, deverá criar o login. Isso pode ser feito pelo próprio site ou pelo aplicativo. Caso já possua conta na plataforma GOV.BR, o candidato poderá iniciar sua inscrição diretamente no sistema selecao.ifsudestemg.edu.br, clicando em “Entrar com o GOV.BR” e digitando CPF e senha. O CPF utilizado deve ser o do próprio candidato. Não é permitido utilizar CPF de terceiros, ainda que sejam pai ou mãe do estudante interessado.

Dúvidas sobre o procedimento de cadastro na plataforma GOV.BR, recuperação de senha e outros relacionados podem ser sanadas neste espaço de “Perguntas Frequentes”. A Diretoria de Processos Seletivos do IF Sudeste MG alerta que é de inteira responsabilidade do candidato o cadastramento das informações na plataforma GOV.BR, não tendo o IF Sudeste MG acesso para incluir/excluir/alterar informações que tenham sido cadastradas de maneira incorreta.

DOCUMENTOS

Para fazer inscrição no Processo Seletivo 2023/2, é necessário possuir: Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio ou protocolo provisório; documentação de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte) e conta de e-mail.

O documento de identificação com foto, contendo o número do RG, deverá ser apresentado no momento da realização da prova, no caso dos cursos de graduação.

PROVAS E SORTEIO

O sorteio de vagas dos cursos técnicos, em 24 de maio de 2023, será transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG no YouTube. A divulgação dos horários, bem como lista dos cursos que não necessitarão de sorteio (cursos com mais vagas do que candidatos inscritos) será publicada no dia 17 de maio de 2023, a partir das 18h no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Caso o número de candidatos inscritos em determinado curso seja igual ou inferior ao número de vagas ofertadas, não será realizado o sorteio, sendo todos os candidatos classificados pelo critério de idade.

Já as provas para cursos de graduação (provas objetivas e redação) serão realizadas em 7 de maio de 2023 (domingo), das 14h15 às 18h45, nas cidades de Juiz de Fora e Santos Dumont. Os endereços constarão no comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível no sistema de inscrições a partir das 18h, no dia 3 do mesmo mês.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O IF Sudeste MG traz ainda, em seus editais de seleção, informações sobre uso de nome social, atendimento presencial e outros assuntos relevantes. A leitura e conhecimento das regras é de inteira responsabilidade do(a) candidato(a). De forma complementar, a instituição também divulga informações por meio de redes sociais como Instagram, pelo perfil geral @ifsudestemg e dos campi @ifsudestemgbomsucesso, @ifsudestemgmanhuacu, @ifsudestemgjf (Campus Juiz de Fora) @ifsudestemgsd (Campus Santos Dumont) e @ifsudestemgrp (Campus Rio Pomba).