Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > Projetos com foco em Ações Inclusivas e Ações Afirmativas: publicado resultado final
conteúdo

Geral

Projetos com foco em Ações Inclusivas e Ações Afirmativas: publicado resultado final

No total, 19 projetos foram selecionados. Questões como acessibilidade e questões étnico-raciais, de gênero e de diversidade serão as principais temáticas.

A Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad) publicou na última segunda-feira (10), o resultado final da seleção de Projetos de Ensino com foco nas Ações Inclusivas (1ª edição) e Ações Afirmativas (2ª edição) do ano de 2023.

Foram contemplados 19 projetos, sendo:

9 na área de Ações Inclusivas, com a disponibilização de 9 bolsas;

10 projetos na área de Ações Afirmativas, com a disponibilização de 15 bolsas.

Em ambos os casos, as bolsas serão destinadas tanto a estudantes de nível técnico quanto aos de graduação. No primeiro caso, a preferência é por bolsistas discentes público da educação especial, pois as ações tratarão de temáticas envolvendo acessibilidade pedagógica, atitudinal, comunicacional e programática. Já no segundo caso, questões étnico-raciais, de gênero e diversidade  (mulheres e LGBTQIA+) serão as principais temáticas. Os bolsistas serão selecionados até 24 de abril, porém, toda comunidade está convidada a participar das atividades previstas, que começam a ser executadas a partir de 2 de maio.

Segundo a Dirad, houve grande satisfação na divulgação dos contemplados, pois acredita-se que os projetos "trarão visibilidade a populações que, por séculos, estiveram excluídas da sociedade e que agora não se deixam mais calar mediante nenhum tipo de opressão." Enquanto instituição educadora, a missão do IF Sudeste MG é dar voz a tais grupos, através de representantes e defensores das causas, além de construir conhecimento disponibilizando espaços como aqueles previstos nos projetos, envolvendo tanto servidores como discentes. 

Acesse os resultados finais na íntegra:

- Projetos de Ensino com foco nas Ações Inclusivas

- Projetos de Ensino com foco nas Ações Afirmativas