Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > Publicado o Regulamento de Empresas Juniores no âmbito do IF Sudeste MG
conteúdo

Extensão

Publicado o Regulamento de Empresas Juniores no âmbito do IF Sudeste MG

O documento, que já está em vigor, estabelece as normas que regem a criação, o reconhecimento e o funcionamento de Empresas Juniores

No dia 14 de dezembro, o Conselho Superior do IF Sudeste MG aprovou a  Resolução nº 01/2024, que cria o Regulamento de Empresas Juniores no âmbito do IF Sudeste MG. O documento estabelece as normas que regem a criação, o reconhecimento e o funcionamento de Empresas Juniores no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais . As mudanças entraram em vigor já neste mês. 

O processo

A discussão sobre o documento teve início em 2019 e foi retomada em 2023, por meio da criação de um Grupo de Trabalho composto por diretores de extensão, docentes e servidores das equipes das diretorias de extensão dos campi. O GT atuou de forma permanente durante os meses de março a setembro, discutindo o regulamento com servidores e empresas juniores em funcionamento na instituição. As experiências compartilhadas pelos servidores e pelos participantes das empresas juniores do IF Sudeste MG, norteados pela a Lei nº 13.267, de 06 de abril de 2016,  que disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior, subsidiaram as discussões e possibilitaram a criação do Regulamento que, em seguida, foi apreciado e referendado pelos membros do Comitê de Extensão e pela Procuradoria Federal do IF Sudeste MG.  

Objetivos

Segundo a Pró-reitoria de extensão, o Regulamento estabelece o processo de criação, de reconhecimento e de funcionamento de Empresa Juniores no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, aproximando as empresas das Diretorias de Extensão dos campi e do IF Sudeste MG como um todo. E o estabelecimento desse fluxo visa estabelecer as responsabilidades de cada um dos envolvidos no processo, para assim evitar a ocorrências de problemas quando as atividades dessas empresas forem encerradas.