Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > Relatório de Gestão 2022 já está disponível

Relatório de Gestão 2022 já está disponível

O documento é uma exigência legal e tem o objetivo de prestar contas à sociedade do que foi feito durante o ano, bem como apontar objetivos e estratégias

Já está disponível no site do IF Sudeste MG o Relatório de Gestão - 2022. O documento é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e tem o objetivo de prestar contas à sociedade do que foi feito durante o ano, bem como apontar objetivos e estratégias.

"O Relatório de Gestão, para além da obrigatoriedade, é uma ferramenta essencial para a comunidade acompanhar a evolução da instituição. Por isso nosso empenho para que os servidores acompanhem o que está posto no documento, para ver no que a instituição evoluiu e quais devem ser os próximos caminhos", convoca André Diniz.

Para que o Relatório de Gestão 2022 do IF Sudeste MG fosse elaborado, foi realizada uma consulta a todos os setores envolvidos na gestão do instituto, em que cada unidade devia descrever suas principais ações desenvolvidas no ano de 2022, apontando os principais resultados obtidos, além das dificuldades encontradas e desafios futuros.

No documento, o reitor, André Diniz, traça um percurso histórico desde a sua posse e destaca o empenho feito por todos para garantir que a missão do IF Sudeste MG continuasse a ser atingida mesmo num contexto nada favorável como a pandemia. André lembra que a segurança de toda a comunidade sempre foi a luz norteadora de cada decisão tomada, desde a suspensão das atividades presenciais, passando pelas maneiras encontradas para que o instituto se mantivesse produtivo atuando de forma remota e chegando à retomada gradual das atividades presenciais, ocorrida em 2022.

Evolução

Dentre os vários dados presentes no relatório, o reitor destaca:

- Aumento de 290% em valores investidos em projetos de monitoria, beneficiando mais 94% de disciplinas; 53% em valores investidos em projetos de ensino, o que elevou o número desses projetos em 126% e em 106% o número de bolsistas.

- Cerca de 4.740 estudantes foram contemplados com as modalidades de bolsas de Assistência Estudantil.

- O investimento no edital do Programa Institucional de Apoio à Extensão no IF Sudeste MG (Piaex) cresceu 57% em relação a 2021, levando a um aumento de 25% no número de projetos. A submissão de projetos de extensão no edital de Fluxo contínuo aumentou 287%, e os cursos de extensão aumentaram 85%.

- Sete editais de iniciação científica (IC) foram publicados, 162 projetos submetidos, 131 projetos contemplados, 89 bolsas IF Sudeste MG e 85 bolsas provenientes de fomento externo foram concedidas, beneficiando 174 estudantes. Junto aos institucionais, os investimentos em Iniciação Científica no ano de 2022 ultrapassaram R$610 mil.

- Também foi publicado o edital de apoio à Pós-graduação Stricto Sensu do IF Sudeste MG - Modalidade de Bolsas Pesquisador e Estudante, contemplando 39 bolsistas. O número de vagas na pós-graduação aumentou 14% e o número de inscritos nesses cursos aumentou 17%.

O reitor destaca a importância de que toda a comunidade leia atentamente o Relatório, pois lá estão presentes diversos outros dados além dos citados acima: