Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Ações Inclusivas em pauta: Fórum se reúne para discutir projetos na área

Ações Inclusivas em pauta: Fórum se reúne para discutir projetos na área

O Fórum de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG é composto pela DIRAD, pela CAI e por representantes dos NAIs. O reitor também esteve presente.
"O Fórum é um importante espaço de diálogo e troca de experiências entre as equipes dos NAIS dos campi e da CAI. As discussões são importantes para o enfrentamento das dificuldades e o apontamento de melhores caminhos na luta para que os estudantes que são público da educação especial possam ter a garantia de equidade no direito ao acesso, à permanência e ao êxito em sua trajetória acadêmica", avalia Margarete Moreira, coordenadora de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG.

Hoje, 04, pela manhã, o Fórum de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG, composto pelas Diretoria de Apoio ao Discente - DIRAD e Coordenação de Ações Inclusivas - CAI, além de representantes dos Núcleos de Ações Inclusivas dos campi - NAIS, reuniu-se na Reitoria do instituto. O reitor, André Diniz, também esteve presente.

Na pauta do evento, esteve o diálogo sobre o andamento do processo de contratação de profissionais especializados por meio de pregão eletrônico, que está em fase de seleção de fornecedores; o acompanhamento da execução dos editais de monitoria inclusiva nos campi; a aprovação do plano de acessibilidade no CONSU, que deve ser um grande passo para a promoção da inclusão no IF Sudeste MG; a apresentação da proposta de realização de um Seminário envolvendo as temáticas relacionadas à inclusão; a  construção da minuta do regulamento do Fórum; o ciclo de reuniões com os NAIS com o objetivo de orientar sobre o uso do módulo NEE do SIGAA para cadastro e registro do acompanhamento ao estudante, e, por fim, a realização de  minicursos e capacitações para servidores docentes e TAES em assuntos relacionados às ações inclusivas.

"O Fórum é um importante espaço de diálogo e troca de experiências entre as equipes dos NAIS e da CAI. As discussões são importantes para o enfrentamento das dificuldades e o apontamento de melhores caminhos na luta para que os estudantes que são público da educação especial possam ter a garantia de equidade no direito ao acesso, à permanência e ao êxito em sua trajetória acadêmica", avalia Margarete Moreira, coordenadora de Ações Inclusivas do IF Sudeste MG.