Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Emendas parlamentares reforçam orçamento do IF Sudeste MG

Emendas parlamentares reforçam orçamento do IF Sudeste MG

IF Sudeste MG é o instituto federal de Minas Gerais a receber maior valor advindo de emendas parlamentares em 2023

Através das emendas parlamentares, o instituto teve um reforço de mais de 2 milhões no orçamento de 2023. O valor não só é o maior entre os institutos de Minas Gerais, como também supera valores recebidos nos últimos anos.

Segundo a pró-reitora de Administração e Finanças do IF Sudeste MG, Alice Aleixo, o valor está na SETEC e será recebido apenas após a liberação, que depende de uma alteração. O valor total destinado é de R$ 2.154.596,40. A pró-reitora comenta o aumento:

"Houve aumento em relação aos anos anteriores. Nos anos de 2019 e 2021, não recebemos emendas de bancada. Já nos anos de 2020 e 2022 recebemos, respectivamente,  R$1.302.716,00 (2020) e R $649.105,00 (2022). Comparando ao ano anterior (2022), houve um aumento de 332%, mais que o triplo. Mesmo considerando que as cotas de emenda de bancada também aumentaram, o número de deputados a indicar emenda subiu de 7 (em 2022) para 12 (em 2023), o que contribuiu consubstancialmente para o aumento do valor a ser recebido", analisa Alice Aleixo.

"As emendas parlamentares ainda são muito importantes para a estruturação institucional porque nosso orçamento ainda é insuficiente para nossas necessidades. Estarmos o mais perto possível dos parlamentares é extremamente importante para criarmos esse vínculo e conseguirmos recursos que possam nos auxiliar agora e que, no futuro, se transformem em recursos que venham a acrescentar à uma matriz forte institucional e que permitam que as unidades se desenvolvam ainda mais", afirma André Diniz, reitor do IF Sudeste MG.

Segundo André Diniz, reitor do IF Sudeste MG, os valores advindos das emendas serão importante reforço para o orçamento institucional e revelam o empenho do IF Sudeste MG para uma maior aproximação com os parlamentares:

“As emendas parlamentares ainda são muito importantes para a estruturação institucional porque nosso orçamento ainda é insuficiente para nossas necessidades. Estarmos o mais perto possível dos parlamentares é extremamente importante para criarmos esse vínculo e conseguirmos recursos que possam nos auxiliar agora e que, no futuro, se transformem em recursos que venham a acrescentar à uma matriz forte institucional e que permitam que as unidades se desenvolvam ainda mais. Nesses dois anos temos tentado fortalecer nossa relação com os parlamentares, e este resultado indica que estamos tendo êxito. Foi, portanto, um ganho muito grande para o instituto, uma conquista muito grande, pois é um dinheiro relevante neste momento e, mais do que isso, indica a aproximação do IF Sudeste MG com os parlamentares", comemora o reitor.

Tabela de Parlament

Aplicação dos recursos

A pró-reitoria de Administração e Finanças afirma que o recurso será investido em obras de infraestrutura, equipamentos e salas modulares essenciais para laboratórios e para a otimização dos espaços. Além disso, contribuirá para melhorar o desempenho dos objetivos estratégicos do PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional, de "ampliar a captação de recursos externos" e "assegurar infraestrutura física e inovação tecnológica adequadas às atividades administrativas e acadêmicas em todas as unidades".