Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Enade 2023: edital já foi publicado e traz novidades

Enade 2023: edital já foi publicado e traz novidades

A prova ocorre só em 26 de novembro, mas há outras datas que devem ser observadas pelos estudantes concluintes dos cursos selecionados nesta edição

No dia 26 de maio foi divulgado o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A prova será aplicada no dia 26 de novembro de 2023. No entanto, até lá há várias datas que devem ser observadas por quem fará a prova. A primeira delas é o período de cadastramento dos estudantes concluintes habilitados no site do Enade, que vai de 27 de junho a 18 de novembro. Outros prazos que devem ser cumpridos pelos estudantes são:

Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados: 01º a 08 de setembro

Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados: 16  a 22 de setembro

Preenchimento do Questionário do Estudante:  1º de setembro a 25 de novembro

Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição: 1º de setembro a 15 de setembro

Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante: 4 de janeiro de 2024 a 9 de fevereiro de 2024

Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES: 21 de fevereiro a 6 de março de 2024

O exame

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

Posso não fazer a prova?

O Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (ENADE) é componente curricular obrigatório, conforme determina a Lei nº 10.861 e o estudante precisa apresentar o ateste da situação regular no Exame pelo Inep para a conclusão do curso de graduação.

Além de realizar a prova, o concluinte inscrito deve responder também ao Questionário do Estudante, que tem como objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. Tanto a presença na prova quanto o questionário são itens obrigatórios para colocação de grau.

Apenas os casos descritos no edital poderão solicitar dispensa da prova. Importante ressaltar que a leitura do edital é indispensável.

Quem vai me dar informações sobre o Enade?

É de responsabilidade da Instituição de ensino superior e dos estudantes habilitados acompanharem a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2023 que forem publicados no Diário Oficial da União, informados no Portal do Inep e/ou no Sistema Enade. É de responsabilidade da IES informar ao estudante habilitado sobre sua inscrição no Enade 2023.

Qual é o site do Enade?

O Sistema Enade estará disponível no endereço <enade.inep.gov.br>. Problemas de acesso ao sistema, recursos, e questões que dependem do INEP deverão ser registradas diretamente pelo telefone 0800 616161.

E afinal, para que serve o Enade?

O Enade tem por objetivo avaliar os cursos e a IES a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Os resultados dos estudantes no Enade servirão para a produção de informações subsidiárias às ações de indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados do Enade serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, conforme definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018.

O que esta edição traz de novo?

O Enade 2023 tem novidades: Para os participantes com deficiência visual que solicitarem, o cartão-resposta ampliado (fonte 18) estará disponível.

Outra novidade é que o tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que antes era de uma hora, passará a ser de duas horas.

Quais cursos serão avaliados?

Enade 2023 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos seguintes cursos: agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia, agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.

Confira o Edital nº 37/2023

Acesse o Sistema Enade