Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Pesquisa ferroviária: reitor representa IF Sudeste MG em evento que celebra parceria

Trata-se da celebração de parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais e um centro de pesquisa inglês

O reitor, André Diniz, vai representar o IF Sudeste MG amanhã, 23 de maio, na “Celebração de parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais – NDF/MG e o Birmingham Centre for Railway Research and Education – BCRRE”  a ocorrer na sede da FAPEMIG, em Belo Horizonte.

Parceiros

O Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais é fruto de uma parceria entre a FAPEMIG, a SEDE e a SEINFRA, junto a 13 instituições e visa fomentar a pesquisa científica voltada para o desenvolvimento de tecnologias referentes ao setor ferroviário.

As atividades do NDF/MG consistem em reunir as instituições participantes e financiar projetos de pesquisa por meio de recursos públicos e privados, a fim de desenvolver conhecimentos ligados a engenharia ferroviária, bem como o domínio e o desenvolvimento permanente de tecnologias, com enfoque na estruturação de parcerias com o setor produtivo e ICTs que atuam ou tem interesse em atuar no setor ferroviário.

Por sua vez, encontra-se na Escola de Engenharia da Universidade de Birmingham, o Birmingham Centre of Railway Research and Education. Com 50 anos de operação, o BCRRE conta com mais de 180 funcionários dedicados inteiramente à pesquisa ferroviária, com forte interação entre os mais variados setores da sociedade.

A parceria entre o NDF/MG e a Universidade de Birmingham tem o bjetivo de para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa bem como a troca de conhecimento e experiências, além de criar oportunidades para estudantes e pesquisadores de ambas as partes.