Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 06 > ARI lança chamada de mobilidade internacional para Meio Ambiente, Agropecuária e Agroecologia

Extensão

Destinada a estudantes dos campi Muriaé e Rio Pomba, seleção visa a evento na França, previsto para outubro de 2023

A Assessoria de Relações Internacionais do IF Sudeste MG iniciou processo seletivo de mobilidade acadêmica internacional para participação no VII Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade, a ser realizado na França, pelo governo francês, em outubro de 2023. A oportunidade é destinada a discentes do 2º ano do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos em: Meio Ambiente e em Agropecuária do campus Rio Pomba; e Agroecologia, do campus Muriaé.

Há seis vagas disponíveis, sendo três para cada campus. As inscrições devem ser feitas de 21 de junho a 2 de julho, preenchendo-se um Formulário de Inscrição on-line. A relação de documentos necessários inclui carta de motivação e está detalhada no edital, bem como pré-requisitos para a participação.

A partir da seleção, será formada uma comitiva do IF Sudeste MG, sendo que cada selecionado terá suas despesas de mobilidade internacional cobertas em R$10 mil. O tempo de permanência no exterior é de duas semanas. Está previsto, ainda, um auxílio para emissão de passaporte, no valor de R$400.

Mais sobre o evento

A sétima edição do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” acontecerá  entre os dias 16 e 27 de outubro de 2023, na França, com a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais”. A organização deste tema principal se dará em três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local.

Desde 2005 e, a cada dois anos, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. Alternando França e Brasil como sedes, o fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif.

Esta será a 3ª participação no IF Sudeste MG no Fórum. A primeira foi em 2015, na França; e a segunda, em 2019, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano.

Em caso de dúvidas, os interessados podem enviá-las ao e-mail: internacional@ifsudestemg.edu.br

Acesse o Edital ARI Nº 02/2023 - Fórum Ciência e Sociedade 2023