Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 06 > Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Fotografia do Programa Corredor Cultural

O tema do concurso é “Patrimônio cultural brasileiro: história, arte e território”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de julho

A equipe de coordenação do Programa Corredor Cultural publicou o regulamento do II Concurso de Fotografia – Edição 2023. O tema do concurso é “Patrimônio cultural brasileiro: história, arte e território”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de julho. Estudantes, servidores e colaboradores (terceirizados e estagiários) podem se inscrever através deste formulário.

As fotografias selecionadas irão compor uma exposição que irá circular entre as instituições participantes do Programa Corredor Cultural Nacional FORCULT (Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras). Os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica e pelo júri popular no Instagram do Corredor Cultural

O arquivo deverá ser anexado ao formulário de inscrição, e cada autor(a) poderá participar com apenas uma fotografia, que deverá ser inédita. A técnica para a criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros. As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco.

Primeira edição
O concurso consiste na apresentação de fotografias que ilustram a realidade do patrimônio cultural, histórico, artístico e territorial das instituições públicas de ensino superior ou das cidades em que estão localizadas.

Em 2018, no I Concurso de Fotografia, três trabalhos do IF Sudeste MG foram selecionados para compor a exposição:

“Cores de um Brasil”, do estudante Fábio Moreira Pereira (Campus Juiz de Fora).
“Uma tarde no Museu Nacional”, do professor João Paulo Lima de Miranda (Campus Juiz de Fora).
“RJ: paisagem cultural e urbana”, do professor Weder Ferreira da Silva (Campus Muriaé).

Confira os trabalhos na galeria virtual.

O Programa Corredor Cultural Nacional

O Programa Corredor Cultural pretende englobar uma série de eventos para circulação dos diversos saberes artísticos e culturais produzidos nas instituições de ensino superior públicas de todas as regiões do país. No IF Sudeste MG, as ações do Corredor Cultural serão divulgadas e impulsionadas pela Comissão para a Institucionalização das Ações de Arte e Cultura do IF Sudeste MG, formada por servidores da reitoria e dos campi, com o apoio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão.