Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 06 > Pró-reitora de Extensão participa de Seminário Nacional de Cultura e Educação

Pró-reitora de Extensão participa de Seminário Nacional de Cultura e Educação

Rosana Machado foi convidada pelos ministérios da Cultura e da Educação para participar do evento e comenta sobre frentes e perspectivas

A pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado, está em Brasília atendendo a um convite do Ministério da Educação e Cultura para participar do Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir.

O convite é um reconhecimento pelo trabalho de Rosana nas questões relativas à diversidade e à arte, além de representar o IF Sudeste MG, como pró-reitora de extensão: “Meu papel aqui é fazer o diálogo nessa construção das ações de cultura e educação para a elaboração do plano que será desenvolvido no Brasil nos próximos anos”, explica Rosana.

Da esquerda para a direita: a artista baiana Josiane Clímaco; Rosana Machado; a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Diretora do IFSP Campus Hortolândia, Carolina Jango.

Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir

O balanço do Seminário é positivo e gera esperança de um futuro com mais cultura, educação e arte:  “Estamos trabalhando para reconstruir o ministério da cultura e o ministério da educação, e os diálogos entre esses dois ministérios, para que a gente consiga fazer ações de valorização, incentivo e acesso à cultura. O Brasil está trabalhando para buscar a reconstrução desses equipamentos,  desses ministérios, e, portanto, da arte e da cultura no nosso país”, Rosana Machado.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC) e visa promover o debate sobre a construção de políticas públicas intersetoriais que destaquem a integração entre educação, arte e cultura como estratégias fundamentais para a criação de repertórios e a democratização de atividades culturais e educativas. O evento pretende também estimular o debate e a reflexão em torno das políticas integradas de Educação e Cultura.

O Seminário começou no dia 14, última quarta-feira, e termina hoje, 16 de junho, e vem discutindo questões sobre educação e cultura através de grupos de trabalho (GT’s) e painéis.

DESTAQUES

Dentre as frentes abordadas, Rosana destaca a discussão sobre a aplicação das leis 10639, de 2003, e 11645, de 2011, que tornaram obrigatórios os ensinos de história e cultura afrobrasileira e história e cultura indígena nos currículos escolares, respectivamente. O objetivo é fazer com que estas exigências legais se tornem realidade nas escolas também por meio da cultura.

Merece destaque ainda, segundo a pró-reitora, a discussão acerca da participação dos institutos federais e universidades do país no processo de formação e difusão da cultura: “Os institutos federais podem ser potentes vetores de difusão cultural devido a sua ampla distribuição no país, permitindo que as ações cheguem à toda a população. Podemos usar o conhecimento técnico produzido aqui, mesmo nos cursos não específicos, para dialogar com a economia criativa, a economia da cultura, e criar estratégias”, propõe Rosana.

Mais cultura, educação e arte

O balanço do Seminário é positivo e gera esperança de um futuro com mais cultura, educação e arte:  “Estamos trabalhando para reconstruir o ministério da cultura e o ministério da educação, e os diálogos entre esses dois ministérios, para que a gente consiga fazer ações de valorização, incentivo e acesso à cultura. O Brasil está trabalhando para buscar a reconstrução desses equipamentos,  desses ministérios, e, portanto, da arte e da cultura no nosso país”.

Por: Fernanda Coelho

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/comeca-hoje-o-seminario-nacional-de-cultura-e-educacao