Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > 15 anos dos Institutos Federais: Conheça o selo comemorativo
conteúdo

Geral

15 anos dos Institutos Federais: Conheça o selo comemorativo

O selo, criado por um servidor da RF, visa ilustrar, fortalecer e valorizar a imagem dos Institutos Federais

No dia 24 de julho, o Ministério da Educação divulgou o resultado do concurso de seleção do selo comemorativo dos 15 anos dos institutos federais. O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. 

O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valoriza e celebra o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.  

O concurso de seleção do selo, que teve 13 concorrentes, é o pontapé inicial de uma série de ações, organizada pela Setec, em comemoração aos 15 anos dos institutos federais. As atividades visam dar protagonismo às instituições, que tiveram origem centenária, com as escolas de Aprendizes e Artífices, criadas pelo então presidente Nilo Peçanha, e se fortaleceram com a lei 11.892, de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

No Manual de identidade Visual, consta que a elaboração do selo comemorativo visa ilustrar, fortalecer e valorizar a imagem dos IFs, instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil. Além disso, o documento traz a recomendação de que o selo seja integrante das peças comemorativas em alusão aos 15 anos e que a unidade e a força das nossas instituições; que são diversas, plurais, inclusivas e democráticas; sejam destacadas. 

No entanto, para utilizar o selo, é necessário seguir normas quanto à percepção visual, legibilidade, interfaces e aplicação das cores, a fim de tornar a identidade aplicável a qualquer material impresso ou eletrônico.Tais normas podem ser conhecidas no Manual de Identidade Visual. 

Tanto o selo, quanto o Manual estão disponíveis no site do IF Sudeste MG, na página da comunicação: https://www.ifsudestemg.edu.br/comunicacao-social/logos/selo-dos-15-anos-dos-institutos-federais

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-elege-selo-para-15-anos-dos-institutos-federais