Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > Já começaram as competições da Etapa Local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2023)
conteúdo

Destaque

Já começaram as competições da Etapa Local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2023)

O encontro esportivo do IF Sudeste MG irá até quinta-feira (13), e contará com a participação de 750 estudantes de 6 campi
Exibir carrossel de imagens Participação dos estudantes atletas do projeto de extensão Equipe de Atletismo do Campus Barbacena no 1° Torneio da Federação Mineira de Atletismo. 2023. Fonte: Coordenação do projeto.

Participação dos estudantes atletas do projeto de extensão Equipe de Atletismo do Campus Barbacena no 1° Torneio da Federação Mineira de Atletismo. 2023. Fonte: Coordenação do projeto.

A Etapa Local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2023) será realizada nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho, no Campus Barbacena. Mais de setecentos e cinquenta alunos e alunas de cursos técnicos e de graduação dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei participarão dos jogos, que serão disputados em nove modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Hoje (10), estão sendo realizadas as competições de atletismo, futsal, tênis de mesa e voleibol. Amanhã (11), os atletas do tênis de mesa disputarão o torneio de duplas e serão realizadas as partidas finais do futsal e do voleibol. Na quarta-feira (12), será a vez do basquete, do futebol, do handebol, do vôlei de praia e do xadrez e, no último dia do evento (13), serão realizadas as partidas finais dessas modalidades. A programação também contará com apresentações culturais. A cerimônia de abertura, com o desfile das delegações, ocorreu hoje e contou com as presenças dos dirigentes da Reitoria e do Campus Barbacena. Confira aqui a tabela dos jogos e o programa horário das provas de atletismo.

Jogos dos Institutos Federais

O JIF é o maior evento esportivo da Rede Federal. Em âmbito nacional, é coordenado pela Comissão Nacional Organizadora (COJIF) e conta com o apoio do CONIF. Anualmente, são realizadas três etapas: local, regional e nacional. Cada instituição é responsável por realizar a sua etapa local. Já as etapas interinstitucionais são eventos itinerantes organizados pelas instituições anfitriãs, com o auxílio das instituições participantes. Os estudantes atletas e as equipes vencedoras poderão representar o IF Sudeste MG na Etapa Regional Sudeste dos Jogos, que será realizada em Guarapari/ES, do dia 28 de agosto ao dia 01º de setembro, sob a organização do Instituto Federal do Espírito Santo.

A organização desta edição da etapa local do IF Sudeste MG ficou a cargo da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, da Comissão Organizadora (Portaria 477/2023), para a qual foram designados servidores dos seis campi envolvidos; do Núcleo de Educação Física do Campus Barbacena e da comissão interna instituída no campus, que contou com a participação de servidores de vários setores. Além disso, houve o apoio das Diretorias-gerais, Diretorias de Extensão, Diretorias de Ensino, Diretorias de Administração e da Pró-reitoria de Administração.

Para os organizadores, a participação do IF Sudeste MG nos Jogos dos Institutos Federais visa ajudar a disseminar a cultura do olimpismo, incentivar a incorporação do esporte ao estilo de vida dos estudantes, trabalhar o sentimento de pertencimento, criar condições de permanência e êxito escolar, democratizar o acesso às práticas esportivas, valorizar a Educação Física como área de conhecimento e de atuação profissional e fortalecer as ações integradas promovidas no âmbito da Rede Federal.

O JIF é uma ação educacional de integração e de promoção do desporto baseada em princípios como democracia, conhecimento, respeito à cidadania e humanização. Nas instituições da Rede Federal, as práticas esportivas vêm ocupando um espaço significativo e contribuindo para propiciar a formação integral dos estudantes, por meio das vivências, da interação, do intercâmbio cultural e do respeito às regras.

Participação dos estudantes na organização

Além de atuarem como atletas nas competições, os estudantes também desempenham um papel fundamental na organização do evento. Nas subcomissões da comissão interna criada no Campus Barbacena, há estudantes de diferentes cursos. Os discentes do curso técnico integrado em Hospedagem estão participando da subcomissão de recepção e de premiação. Os licenciandos de Educação Física que estão cursando a disciplina Prática em Organização de Eventos Esportivos também estão tendo a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos atuando na organização do JIF, bem como os estudantes que estão cursando as disciplinas Fundamentos do Atletismo I e Fundamentos do Atletismo II, que irão trabalhar na arbitragem das provas de atletismo. Além disso, os discentes dos cursos de graduação em Educação Física do Campus Barbacena e do Campus Rio Pomba, orientados por seus professores, atuam como auxiliares técnicos de várias modalidades, tanto nos treinamentos, como nas competições.

Formação integral, efetivação da indissociabilidade e integração

Os resultados da participação dos estudantes no JIF são consistentes, tanto do ponto de vista desportivo, quanto do pedagógico. Antes do JIF, os estudantes atletas participam de treinamentos, partidas amistosas, torneios interclasse e torneios intercurso. Contudo, no IF Sudeste MG, as ações de esporte vão além dos jogos. Elas ajudam a elevar o nível da formação dos estudantes, contribuem para melhorar a qualidade dos cursos, ajudam a promover a integração multicampi e a efetivação da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através de um círculo virtuoso.

Durante as aulas, os estudantes e os professores levantam os temas que podem ser objeto de pesquisas científicas. Os projetos de pesquisa geram novos conhecimentos para atualizar os conteúdos das disciplinas e os estudantes têm a oportunidade de escrever artigos e apresentar os resultados dos seus trabalhos em eventos acadêmicos. Nas monitorias de ensino das disciplinas de graduação, os estudantes aplicam os seus conhecimentos e, nos projetos extensionistas, por meio de interações dialógicas, eles atuam junto às comunidades das regiões de abrangência do IF Sudeste MG, para dar o retorno social da instituição pública e para prospectar parcerias para novos projetos de pesquisa e de extensão.

Esporte além das quadras

A pesquisadora Suene Franciele Nunes Chaves, egressa do Campus Rio Pomba dos cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Educação Física, participou, em 2022, da mesa redonda "Esporte, cultura, arte e lazer: potencialidades de integração das diversas áreas do conhecimento", dentro da programação da I Jornada de Indissociabilidade do IF Sudeste MG. A pesquisadora fez um relato da sua trajetória acadêmica e falou sobre a importância da sua participação no JIF nesse processo. Ela participou do JIF como atleta, como bolsista do curso de Licenciatura em Educação Física, participou de programa de mobilidade internacional em Portugal e hoje é mestre em Ciência do Esporte pela UFMG. Informou que, para a realização de algumas de suas pesquisas, coletou dados durante a realização de etapas dos Jogos dos Institutos Federais. Confira um dos trabalhos que contou com a participação da pesquisadora Suene:  Efeito de uma competição escolar de futebol com jogos em dias consecutivos no estado de recuperação de jogadores sub-19.

Em 2023, há 22 projetos extensionistas de esporte e lazer sendo desenvolvidos no âmbito dos editais do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX), com a participação de 51 servidores e 44 estudantes bolsistas.

A cerimômia de abertura e os jogos de hoje poderão ser conferidos em matéria a ser divulgada em breve. Na galeria de imagens, é possível ver registros dos projetos citados acima. Fique de olho no JIF 2023!