Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > Edital do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024 já foi publicado
conteúdo

Geral

Edital do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024 já foi publicado

O Programa é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública

O edital do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024 já foi publicado e as inscrições podem ser feitas até 13 de agosto. Pessoas interessadas em se candidatar devem preencher o pré-cadastro on-line pelo link: www.jovensembaixadores.org.br. 

O Programa Jovens Embaixadores

O JE é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norteamericano e, no Brasil, coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos. Criado em 2002, o Programa é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Público-alvo

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Assim como estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do Século XXI. A experiência de participar no JE permite que os horizontes dessas pessoas se ampliem, ao mesmo tempo em que elas nos auxiliam no estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. 

Pré-requisitos

Para participar do Programa Jovens Embaixadores as pessoas interessadas devem possuir todos os pré-requisitos exigidos. São eles:

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; 

- Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023;

- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; 

- Jamais ter viajado para os Estados Unidos; 

- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; 

- Ter excelente desempenho escolar; 

- Ter perfil de liderança e iniciativa; 

- Ser uma pessoa comunicativa; 

- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; 

- Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses. 

Leia o edital para mais informações!