Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > IF Sudeste MG seleciona estudantes de graduação para Programa Bolsa Permanência

IF Sudeste MG seleciona estudantes de graduação para Programa Bolsa Permanência

Formação de cadastro de reserva ocorrerá na perspectiva inédita de auxílio de R$1.400. Público–alvo são quilombolas e indígenas.

Buscando viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o IF Sudeste MG abre inscrições para o Edital nº 25/2023. Voltada a estudantes de graduação presencial que se enquadrem na condição de quilombolas ou indígenas, a seleção visa à formação de Cadastro de Reserva para que os selecionados se inscrevam no Programa Bolsa Permanência (PBP).

Será a primeira vez que o IF Sudeste MG terá a possibilidade de conceder o auxílio. O valor é de R$1.400 e será pago diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício.

Inscrições

Os(as) estudantes quilombolas ou indígenas do IF Sudeste MG poderão se inscrever até 30 de julho pelo Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP. É necessário preencher um formulário socioeconômico e enviar os documentos anexos ao EditalEste passo a passo está disponível no próprio sistema para auxiliar estudantes se inscreverem.

O processo de inscrição é realizado dentro do próprio sistema. Mas, após a inscrição, os(as) estudantes deverão enviar para o e-mail assistenciaestudantil@ifsudestemg.edu.br os documentos para a comprovação da condição de estudante indígena e quilombola, conforme o item 3.1 do Edital. O prazo para isso termina em 31 de julho, um dia após o término das inscrições no SISBP.

Requisitos

Poderá receber a Bolsa Permanência o/a estudante que cumprir todas as seguintes condições:

I. não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
II. ter assinado o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo I do edital);
III. ser estudante regularmente matriculado e frequente em curso de nível superior ofertado pelo IF SUDESTE MG e que se considere indígena ou quilombola, independentemente da carga horária do curso no qual está matriculado;
IV. ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pelo IF Sudeste MG, no âmbito do Sistema (SISBP).

O SISBP é um instrumento de gerenciamento das ações relacionadas ao PBP, sobretudo, o ingresso de discentes e o pagamento de bolsas. Mais informações poderão ser obtidas nesta página

Mais sobre o Programa

O Programa de Bolsa Permanência - PBP foi instituído em 2013, com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior, especialmente estudantes quilombolas e indígenas.

Além de viabilizar a permanência de indígenas e quilombolas, o Programa busca reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

registrado em: ,