Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > Pela diversidade: IF Sudeste MG tem seu primeiro NEGEDS

Pela diversidade: IF Sudeste MG tem seu primeiro NEGEDS

O Campus Santos Dumont é a primeira unidade do IF Sudeste MG a institucionalizar um Núcleo de Estudos em Gênero, Diversidade e Sexualidade (NEGEDS)

O Campus Santos Dumont e todo o IF Sudeste MG, com o apoio da Direção de Apoio ao Discente (DIRAD), está comemorando a criação e a institucionalização do primeiro Núcleo de Estudos em Gênero, Diversidade e Sexualidade (NEGEDS) do instituto.

Os NEGEDS foram regulamentados pelo CONSU, mas sua criação e implementação ficam a cargo de cada unidade. E, no mês de março (mês da Mulher), foi criado oficialmente o NEGEDS no Campus Santos Dumont, através da Portaria CAMPUSSMD/IFSUDMG nº 24, de 1º de março de 2023.

Após chamada pública, amplamente divulgada, os membros que se candidataram ao núcleo se reuniram e foi oficialmente estabelecida a presidência do NEGEDS, através da Portaria CAMPUSSMD/IFSUDMG nº 107, de 28 de junho de 2023, assinada no Dia do Orgulho LGBTPQIA+. A professora Raquel Guimarães Lins é a presidente; a vice-presidência foi assumida pela psicóloga Luciana de Freitas Sarmento e a professora Lisleandra Machado é a secretária.

Segundo Raquel, o núcleo está ainda dando os primeiros passos, mas a ideia é promover encontros, rodas de conversa, pesquisas e campanhas temáticas (de gênero, diversidade e sexualidade). A predidente destaca que todas as pessoas da comunidade do IF Sudeste MG, que vivenciam ou podem contribuir para a igualdade de gênero, o combate às violências de gênero e LGBTQIA+ fobias e que querem participar de um espaço educativo, colaborativo e de construções de ações nestas temáticas, serão bem recebidas.

Objetivos do NEGEDS

“Nesse sentido, com a criação dos NEGEDS, a instituição pretende dar mais um passo para contribuir com a conquista de uma sociedade mais pacífica e inclusiva, buscando a educação pautada no respeito à diversidade, na superação das desigualdades e na promoção da cidadania”, avalia Diogo Pereira Matos.

Diogo Pereira Matos, coordenador de Assistência Estudantil da Reitoria e atual diretor de Apoio Estudantil (subsituto da diretora Aurora Batista), explica que a criação e institucionalização do NEGEDS se apresenta como um importante instrumento para fomentar e legitimar as ações afirmativas a serem realizadas por estes grupos na busca da garantia dos direitos fundamentais de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, identidade de gênero ou outros.

Com a criação dos NEGEDS, o IF Sudeste MG observa uma vasta legislação vigente, com destaque para as legislações relativas à educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as quais preveem a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação" e a “valorização e promoção dos direitos humanos mediante temas relativos a gênero, identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de todas as formas de preconceito, discriminação e violência sob todas as formas”.

O coordenador lembra que em seus documentos institucionais, o IF Sudeste MG contempla como princípio norteador, o compromisso com a educação inclusiva e emancipatória, além de prever, entre seus objetivos, a promoção e articulação de ações a partir de temáticas como identidade, sexualidade, gênero e saúde: “Nesse sentido, com a criação dos NEGEDS, a instituição pretende dar mais um passo para contribuir com a conquista de uma sociedade mais pacífica e inclusiva, buscando a educação pautada no respeito à diversidade, na superação das desigualdades e na promoção da cidadania”, avalia Diogo.

A presidente Raquel Lins corrobora a fala do coordenador: “Nosso objetivo é institucionalizar as ações de gênero, diversidade e sexualidade realizadas no IF Sudeste MG e que foram reguladas pela instituição a partir de um anseio de grupos de servidores que colaboraram para a criação de um regulamento. Associado a isso, é criar espaços de escuta, de construção de conhecimentos e ações que permitam combater qualquer tipo de discriminação e violência no ambiente escolar. Também pretendemos contribuir na construção da formação das(os/es) estudantes a partir de um espaço de reconhecimento, respeito e valorização às diversidades e diferenças”.

“Movimentar”, “Manifestar”e ”Fortalecer”!

Segundo Diogo, mulheres, pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais, e demais grupos historicamente oprimidos em virtude da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, estão convidados e convidadas a participarem do núcleo:

“Esperamos que os NEGEDS sejam espaços que fomentem ações de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de levar a comunidade acadêmica a se movimentar, atuando como multiplicadores de educação no sentido do reconhecimento e do respeito à diversidade. Esperamos que as pessoas exerçam o direito de se manifestar e que respeitem o direito do outro se manifestar e exercer a cidadania dentro e fora da escola. Esperamos que os NEGEDS atuem no fortalecimento das identidades, no apoio e empoderamento das mulheres e população LGBTQIAPN+, na sensibilização para as temáticas envolvidas e no combate à violência sexual e de gênero”, explica ele.