Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > PROAD promove palestra sobre nova metodologia de distribuição orçamentária da Rede Federal
conteúdo

Geral

PROAD promove palestra sobre nova metodologia de distribuição orçamentária da Rede Federal

Evento aconteceu no dia 11 de julho, na Reitoria, e teve o Pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano como palestrante

A Reitoria do IF Sudeste MG, através da Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IF Sudeste MG, recebeu, no dia 11 de julho, o Pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, para proferir palestra sobre "Nova Metodologia de Distribuição Orçamentária da Rede Federal pela Portaria nº 646/2022". 

O reitor, André Diniz, a pró-reitora de Administração e Finanças, Alice Aleixo, além de diretores-gerais, diretores de Administração e Planejamento e diretores de Ensino dos campi acompanharam o evento que, segundo Alice, teve como objetivo principal iniciar um debate amplo, com a participação das áreas finalísticas, principalmente do ensino e administração, sobre os cálculos, indicadores e fatores que contribuem para a composição do orçamento discricionário do instituto.

Para o reitor, o evento alcançou o seu objetivo e o palestrante conseguiu tratar o tema, bastante complexo, de forma simples e objetiva: "A palestra foi importante para que os gestores tomem consciência sobre o que impacta nosso orçamento, o que faz ele crescer ou diminuir, quais são as decisões da gestão que nos levam a melhorar ou piorar o orçamento, o que está muito ligado à decisão sobre quais custos teremos, quais decisões exigem maior atenção. A palestra nos abriu os olhos para a responsabilidade de cada um na utilização de nossos recursos. Foi um dia leve, embora o tema seja pesado, um dia de aproximação e fortalecimento enquanto instituição e de pensarmos juntos em prol da instituição", avalia o reitor. 

Sobre o palestrante

 Jean Carlos Coelho de Alencar possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007). Atuou como professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: SGBD Firebird, CSCL - Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador, Java (Web, EJB, JPA, Swing), Rastreabilidade e RFID. Também atuou como Coordenador do Fórum de Planejamento do Conif. 

 Assista no Canal do IF Sudeste MG no Youtube!