Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 07 > Processo Seletivo 2024/01: Período para solicitar isenção da taxa de inscrição acaba dia 9
conteúdo

Destaque

Processo Seletivo 2024/01: Período para solicitar isenção da taxa de inscrição acaba dia 9

Até 9 de agosto, próxima quarta-feira, a isenção poderá ser solicitada para as modalidades de cursos Técnicos Integrados, de Graduação e de Pós-graduação

O edital de isenção do Processo Seletivo do IF Sudeste MG para o primeiro semestre de 2024 já foi publicado e até 9 de agosto, estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Fundamental ou Médio, conforme a modalidade, ou estudaram com bolsa integral, podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição.

A isenção pode ser solicitada para as modalidades de cursos Técnicos Integrados, de Graduação e de Pós-graduação. Não será cobrada taxa de inscrição para participação na seleção para os cursos técnicos proeja, concomitante/subsequente, subsequente e especialização técnica.

Por que estudar no IF Sudeste MG? 

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, o estudante tem acesso a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Aqui é o lugar ideal para elevar ao máximo o potencial do estudante, já que o Instituto ganhou nota máxima do MEC. Recentemente, reafirmando a qualidade da instituição no tocante ao Ensino Superior, o Ministério da Educação atribuiu o conceito institucional (CI) máximo para oferta da graduação na modalidade presencial e CI 4 para a modalidade EaD. Leia mais em: https://www.ifsudestemg.edu.br/noticias/reitoria/2023/06/if-sudeste-mg-obtem-conceito-5-em-recredenciamento-no-ministerio-da-educacao.

O que é isenção?

Como dito acima, isenção significa a gratuidade da taxa de inscrição. O candidato que tiver o seu pedido de isenção deferido ficará, portanto, isento, ou seja, dispensado de pagar a taxa de inscrição para concorrer a uma vaga para o primeiro semestre letivo de 2024 no IF Sudeste MG.

Quem pode solicitar?

Cursos Técnicos Integrados 

Pode solicitar a isenção o candidato que tiver cursado integralmente o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica: para quem quer ingressar nos cursos Técnicos Integrados.

Cursos de Graduação e Cursos de Pós-graduação

Pode solicitar a isenção o candidato que tiver cursado todas as séries do Ensino Médio (1º ao 3º ano) em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica: para quem quer ingressar em cursos de Graduação e cursos de Pós-graduação.

Como solicitar?

A isenção pode ser solicitada de forma on-line, a partir de 28 de julho, através do preenchimento do formulário disponível no link:  https://forms.gle/gB3jGtAwJ6CQE8Sc8, ou de forma presencial, por meio do comparecimento a uma das nossas dez unidades. Os endereços e horários estão disponíveis no edital, conforme o quadro abaixo:

Local

Endereço 

Horário (de segunda a sexta - exceto feriados e recessos escolares)

Campus Barbacena

Rua Monsenhor José Augusto, nº 203 - Bloco Anexo - Prédio Tijolinho - Secretaria de Ensino Superior - Bairro São José Barbacena (MG) - CEP: 36.205-018

De 15:00 às 19:00

Campus Bom Sucesso

Rua Dona Celuta Mourão Monteiro S/nº Bairro Centro, Bom Sucesso, MG, CEP: 37220-000 (Escola Municipal Protásio Guimarães - acesso pelo portão de baixo)

De 14:00 às 19:00,

Campus Cataguases

Chácara Granjaria, s/n°, Granjaria, Cataguases, MG, CEP: 36.773-563 (Referência: “Colégio Cataguases”)

De 13:00 às 16:00 e de 18:00 às 21:00

Campus Juiz de Fora

Rua Bernardo Mascarenhas, nº 1283, Bairro Fábrica, Juiz de Fora, MG, CEP: 36080-001. (Em frente à Secretaria de Registros Acadêmicos - Bloco administrativo - 2º andar)

De 10:00 às 13:00 e de 14:00 às 17:00,

Campus Manhuaçu

Rodovia BR 116 – KM 589,8, Distrito Realeza, Manhuaçu, MG, CEP: 36909-300

De 14:00 às 19:00

Campus Muriaé

Av. Monteiro de Castro, nº 550, Bairro Barra Muriaé, MG, CEP: 36884-036.

De 15:00 às 18:00

Campus Rio Pomba

Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº, Bairro Lindo Vale, Rio Pomba, MG, CEP: 36180- 000. (Prédio Central)

De 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Campus Santos Dumont

Rua Técnico Panamá, Nº 45, Bairro Quarto Depósito, Santos Dumont, MG, CEP: 36.240-000.

De 14:00 às 20:00

Campus São João del-Rei

Rua Américo Davim Filho, s/nº, bairro Vila São Paulo, São João del-Rei, MG, CEP: 36.301-358

De 09:00 às 19:00

Campus Avançado Ubá

Rodovia MGT 265, KM 83, R. Ubá, S/Nº - Horto Florestal, Ubá/MG, CEP 36500-971

De 14:00 às 20:30

Quais documentos são necessários?

Para se inscrever, o candidato precisa de cópia do CPF (não será permitida a utilização de CPF de terceiros), e de histórico escolar ou declaração da escola. Os documentos não precisam estar autenticados.

Resultados

A lista dos pedidos de isenção deferidos será divulgada no dia 16 de agosto

E se eu não concordar com o resultado?

Caso o candidato não concorde com o indeferimento do seu pedido de isenção, é possível reclamar, ou seja, entrar com recurso para que o pedido seja revisto. E isso poderá ser feito nos dias 17 e 18 de agosto, de duas maneiras: presencialmente, por meio do preenchimento de formulário próprio, disponível em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, que deverá ser devidamente preenchido pelo candidato, apresentando argumentação fundamentada. O candidato deverá entregá-lo em envelope lacrado no endereço do campus, identificado como RECURSO CONTRA RESULTADO DE ISENÇÃO. Também é possível entrar com o recurso de forma on-line, devendo o candidato preencher formulário de solicitação de recurso de isenção disponível no link https://forms.gle/T3SouDsEfJv6Wt3u6, apresentando argumentação fundamentada. O Resultado Definitivo será publicado no dia 24 de agosto. Dele não caberá recurso.

E depois da isenção?

Depois de divulgado o Resultado Definitivo da Isenção, os candidatos que tiverem seu pedido deferido e também aqueles que não o tiveram, deverão fazer a inscrição no Processo Seletivo, entre 18 de agosto e 18 de setembro. Ateção, TODOS os candidatos precisam se inscrever!

Cursos 

Nesse processo seletivo, serão ofertadas mais de cinco mil vagas, em mais de 120 cursos, distribuídos nos campi de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei, Santos Dumont e Ubá. 

Os cursos são de diferentes modalidades: Técnico Integrado, Técnico Concomitante/Subsequente, Técnico Proeja, Graduação, Pós-graduação e Especialização Técnica. A lista de cursos e vagas por cursos será conhecida no edital de inscrição. Enquanto isso, você pode saber mais sobre cursos ofertados em processos seletivos anteriores na aba "cursos" da página de cada unidade do IF Sudeste MG. Navegue nas nossas unidades através do link: https://www.ifsudestemg.edu.br/institucional/unidades

Todas as informações, tais como requisitos, documentos e datas para participar do processo seletivo estão disponíveis nos editais de cada modalidade (técnicos, graduação e pós-graduação). Você encontra tais documentos no menu “EDITAIS”. As dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: copese@ifsudestemg.edu.br. 

Venha para o IF Sudeste – seu potencial elevado ao máximo!!! 

Importante

Todos os cursos oferecidos pelo IF Sudeste MG são 100% gratuitos. O único valor cobrado, e apenas em algumas modalidades, é a taxa de inscrição. 

A isenção não garante a inscrição do candidato no Processo Seletivo. Portanto, todos precisam fazer a inscrição, aqueles que vão pagar taxa e aqueles que conseguiram a isenção

O site do Processo Seletivo – www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo – é o meio oficial de divulgação das informações deste edital.