Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 08 > IF Sudeste MG conquista sua quarta patente concedida pelo INPI
conteúdo

Pesquisa

IF Sudeste MG conquista sua quarta patente concedida pelo INPI

Trata-se de uma solução que promete aprimorar significativamente o desempenho e a precisão das máquinas de tatuagem

A quarta patente alcançada pelo IF Sudeste MG junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é intitulada "Chassi para Máquina de Tatuagem com Centro de Massa Variável". Depositada em 2017, a patente é fruto do trabalho de conclusão do egresso do Campus Juiz de Fora Wesley de Aguiar Pereira, orientado pelo professor Tales Pulinho Ramos.

Trata-se de uma solução que promete aprimorar significativamente o desempenho e a precisão das máquinas de tatuagem, oferecendo aos profissionais tatuadores maior controle e conforto durante o processo de tatuagem. "O modelo de chassi proposto possui um prolongamento em sua extremidade, no qual se encontra um suporte em formato circular onde se encaixam, através de parafusos, uma ou mais anilhas. Esse mecanismo funciona como um sistema de contrapesos que permite o deslocamento de centro de massa, aproximando-o da haste de pega e diminuindo os esforços para manter a máquina na posição vertical e, consequentemente, os problemas de saúde dos profissionais da área", explicam os inventores.

Além dessa, o IF Sudeste MG contabiliza mais três patentes concedidas pelo INPI: Mini-Implante Ortodôntico com Cabeça Substituível - do Campus Juiz de Fora; Aparelho de Musculação com Sistema de Carga Variável de Progressão Contínua - Campus Juiz de Fora; Método e Dispositivo de Pesagem para Suínos de Alto Potencial Genético Híbridos Comerciais e da Raça Piau - do Campus Rio Pomba.