Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 08 > JIF 2023: delegação do IF Sudeste MG está em Guarapari

JIF 2023: delegação do IF Sudeste MG está em Guarapari

Alunos e alunas de cursos técnicos e de cursos de graduação do IF Sudeste MG estão disputando a Etapa Regional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023)

As competições da Etapa Regional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023) começaram ontem, 29 de agosto, em Guarapari - ES. E a Delegação do IF Sudeste MG, composta por 112 estudantes e 13 servidores, de 6 campi, está na disputa. São 67 alunos e 45 alunas de cursos técnicos e de cursos de graduação do IF Sudeste MG dos campi Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Junto a eles, estão outros 1.100 estudantes de 9 instituições da região Sudeste: Cefet-MG, Colégio Pedro II, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal Fluminense, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal do Sul de Minas e Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Esta edição está sendo organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo, com a supervisão da Comissão Nacional Organizadora dos Jogos das Instituições Federais (COJIF), e com o apoio logístico e financeiro das instituições participantes.

As competições das 11 modalidades vão até 1º de setembro, no Centro de Turismo Social e de Lazer (SESC), no Complexo Esportivo e Cultural Maurice Santos, em Guarapari, e no Campus Vitória (Goiabeiras) da Universidade Federal do Espírito Santo.

No dia 28, início da competição, as delegações fizeram o credenciamento e os servidores participaram de um congresso técnico. Houve ainda a cerimônia de abertura, com o desfile dos estudantes atletas, e uma apresentação cultural da Companhia de Dança Andora.

Muito além da disputa

Por ser uma competição esportiva, os vencedores poderão representar as suas instituições e a região Sudeste na Etapa Nacional, que será realizada de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza - CE. Contudo, os organizadores salientam que o JIF não é uma ação isolada do contexto pedagógico escolar. Ao contrário, visa potencializá-lo. Seus objetivos são: incentivar a prática do esporte como meio para a melhoria do bem-estar físico e mental, com ênfase no respeito à identidade, à individualidade e ao coletivo; oportunizar a vivência da pluralidade cultural, em suas diversas manifestações e fortalecer a Política de Educação Física e Lazer na Rede Federal.

Confira, na galeria de imagens, como foi preparação dos estudantes do IF Sudeste MG e as instalações esportivas onde serão realizadas as competições da Etapa Regional.