Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > “Maracatu Baque do Vale do Pomba” movimenta VII Enneabi e VII Eras
conteúdo

Geral

“Maracatu Baque do Vale do Pomba” movimenta VII Enneabi e VII Eras

Ao som das músicas e através da dança, o grupo apresentou uma importante manifestação cultural do nosso país, trazendo alegria e reflexões sobre a temática do evento

Com o lounge lotado no VII Enneabi e no VII Eras, o público assistiu e interagiu com a apresentação cultural “Maracatu Baque do Vale do Pomba” do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. Ao som das músicas e através da dança, o grupo apresentou uma importante manifestação cultural do nosso país, trazendo alegria e reflexões sobre a temática do evento: “É uma responsabilidade a nossa apresentação. É a divulgação de algo muito abafado, que tem que ser divulgado de maneira respeitosa. É algo que traz um pouco de medo, de fazer algo bonito e não pode errar, mas traz a segurança, de um lugar confortável onde a gente pode ser o que a gente realmente é. Um lugar não embranquecido, um lugar que traz uma diversidade cultural muito para além do que o nosso cotidiano coloca como padrão. E eu acho isso incrível,” afirmou uma das componentes do grupo Maracatu Baque do Vale do Pomba, Valentina. 

Para a coordenadora das ações inclusivas do IF Sudeste MG, Margarete Moreira Coutinho e Silva, o Encontro como um todo é de extrema importância, e as apresentações culturais “trazem alegria para o evento, trazem força e envolvem os alunos de uma forma muito profunda porque eles se sentem dentro da apresentação".

O Grupo "Maracatu Baque do Vale do Pomba" tem mais de 10 anos de existência e realiza oficinas durante todo o ano, renovando sempre os batuqueiros: “São os estudantes fazendo e apresentando uma forma rítmica. Essa é a nossa função, trazer mais essa cultura e o aprendizado ritmíco. Uma divulgação da cultura afro-brasileira”, finalizou Valentina.