Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > Estudantes do IF Sudeste MG conquistam medalha de ouro na OBAP
conteúdo

Destaque

Estudantes do IF Sudeste MG conquistam medalha de ouro na OBAP

Equipe TecnoAgro, do campus Rio Pomba, garantiu o primeiro lugar geral na competição, enquanto Primavesi, de Muriaé, levou a prata

O mês de setembro teve um gostinho especial para estudantes do IF Sudeste MG, que levaram ouro e prata na 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP. A equipe do campus Rio Pomba, denominada TecnoAgro, garantiu o primeiro lugar geral na competição com a atuação dos alunos Bárbara Campos de Oliveira (3º ano), Francisco Junior Maia Toledo (2º ano) e Samuel Furtado Troccoli (2º ano) do curso técnico em Agropecuária, sob a orientação do professor Marcos Luiz Rebouças Bastiani. A equipe Primavesi, do Campus Muriaé, levou a prata, enquanto os "Centenários" do Campus Barbacena destacaram-se por estar entre as 40 equipes finalistas de uma seleção que começou com 1.500 grupos na disputa. Pela contribuição em número de equipes, o IF Sudeste MG também foi premiado com um kit de ferramentas.

A edição de 2023, que terminou em 10 de setembro, foi constituída de duas fases, sendo uma virtual, ocorrida de 27 a 28 de junho, e outra presencial, realizada de 8 a 10 de setembro, em Brasília (DF), cidade que recebeu 150 estudantes e 50 orientadores, representando 16 estados brasileiros na Obap. Os estudantes da equipe receberam a premiação das mãos do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, em cerimônia realizada no auditório Embrapa Sede, no Plano Piloto de Brasília, quando foram anunciados os vencedores desta edição.

Destaque especial para a estudante Bárbara Campos de Oliveira, que conquistou o primeiro lugar geral entre os competidores da OBAP. "Para mim,  ter esta oportunidade de viajar para Brasília junto com o meu grupo foi algo muito importante. Tive a experiência de poder conviver com outras pessoas, de diferentes culturas, saber como são os institutos federais onde elas estudam e poder compartilhar várias experiências. Em relação a conquista dos prêmios, foi uma surpresa para mim. Não imaginava que poderia chegar a ganhar, mesmo sabendo o esforço que tinha feito e que a minha equipe fez. Quando nos chamaram foi uma explosão de emoções, o que me fez ver que sem estar no IF não teria essa oportunidade, que muito agregou na minha vida profissional e acadêmica", completa.

De acordo com o professor Francisco César Gonçalves (Cachico), que participa da elaboração e correção de provas práticas e teóricas da OBAP, “o empenho, a dedicação dos estudantes e a qualidade da informação e do ensino ofertado pelo Curso Técnico Integrado em Agropecuária do campus Rio Pomba, foram evidenciados por mais esta conquista da medalha de ouro”, enfatiza.

A equipe participou primeiramente da fase virtual da OBAP, disputando com 1395 equipes de todo o Brasil das redes municipais, estaduais e federais (pública e privada). Apenas as 40 melhores equipes foram classificadas para a fase presencial. 

A fase final/presencial da 12ª OBAP consistiu em duas etapas. Na primeira, cada estudante respondeu individualmente uma prova teórica com 20 questões objetivas e duas questões discursivas. Na segunda etapa, as equipes participaram de provas práticas sobre temas como Inseminação Artificial, Regulagem de Máquinas para Plantio de Sementes e Topografia e outros, propostos pela organização do evento.

O evento

Realizada desde 2011, a OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo do evento é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

registrado em: , , , ,