Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > IF Sudeste MG participa novamente do Projeto Rondon

IF Sudeste MG participa novamente do Projeto Rondon

O Campus São João del-Rei vai participar da Operação Mangabeiras, que acontece de 18 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, no município de São Francisco, Sergipe.
IF SUDESTE MG PARTICIPA NOVAMENTE DO PROJETO RONDON

O IF Sudeste MG tem história no Projeto Rondon e o Campus São João del-Rei vai escrever mais um capítulo de participação. Isso porque um grupo do Campus, sob orientação dos professores Alessandra Fernandes e Alexandre Furtado, vai participar da Operação Mangabeiras. Esta operação acontece de 18 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, no município de São Francisco, Sergipe.

O grupo desenvolverá atividades de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Discentes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Gestão Ambiental puderam se inscrever em um processo seletivo interno e serão selecionados pelos professores Alessandra Fernandes e Alexandre Furtado. A segunda etapa da seleção acontece amanhã, 27.

O Projeto

O Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com a cidadania. O trabalho incentiva jovens universitários a atuarem em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional.

O IF Sudeste MG no Projeto Rondon

Em julho de 2023, 8 alunos e os mesmos professores do Campus São João del-Rei, Alessandra Fernandes e Alexandre Furtado,  participaram da Operação Sentinelas Avançadas do Projeto Rondon, que ocorreu no município de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia.

O Campus Rio Pomba também participou do Rondon em julho de 2023, mas de outra Operação, Guaicurus, no estado de Mato Grosso do Sul.

Como atividade de encerramento da Operação Sentinelas Avançadas, foi produzido um vídeo que contou com a participação de Alessandra.

Proposta e expectativas

A proposta do Campus São João del-Rei versa sobre ações de caráter extensionista, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Essas ações deverão ser direcionadas, prioritariamente, a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las entre os integrantes da comunidade, tornando-as permanentes.

"O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais, visando ao fortalecimento da Soberania Nacional", explica Alessandra.

Antes da viagem propriamente em janeiro, a coordenadora participa de reuniões com a prefeitura do município de  São Francisco, na chamada “viagem precursora”, que ocorrerá entre os dias 5 e 11 de novembro. O objetivo dessa viagem é acertar os detalhes da estadia dos alunos (local das atividades e do alojamento, alimentação, etc), além da verificação das necessidades do município quanto às oficinas a serem desenvolvidas com a possibilidade de inclusão e/ou modificação das mesmas adequando-as.

Leia mais em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon

Para acessar o edital da chamada, clique aqui