Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > Professor do Campus Rio Pomba realiza defesa inédita no IF Sudeste MG

Professor do Campus Rio Pomba realiza defesa inédita no IF Sudeste MG

Apresentação, que acontece no próximo dia 13 de forma virtual, é um dos requisitos necessários para que o docente chegue a professor titular do IF Sudeste MG

No próximo dia 13, quarta-feira, às 14 horas, pelo youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=nFogNlFFiMk, o professor do Campus Rio Pomba, Rafael de Freitas e Souza, vai defender a tese  "VIAJAR É PRECISO: A saga dos viajantes europeus em Minas Gerais no século XIX". A defesa é o meio através do qual o professor busca progredir na carreira de docente e tornar-se professor titular do IF Sudeste MG. O que torna o feito inédito é que é a primeira vez que um docente do instituto opta pela defesa e não pelo memorial, que é o outro meio possível para que um professor se torne titular.

Segundo Rafael, a opção pela defesa e não pelo memorial “é um desafio muito maior e satisfatório para atender à exigência da promoção. Confesso que fiquei surpreso ao saber que sou o primeiro a apresentar uma tese inédita para fins de promoção à classe de titular em nosso IF. Esse fato produz um efeito positivo em minha carreira. Além disso, é uma oportunidade para apresentar um tema de grande relevância para a história de Minas Gerais. Desconheço a existência de outra análise acadêmica elaborada, exclusivamente, sobre a imagem citada”, comenta o docente. Portanto, além do inedistismo da defesa, há ainda o ineditismo do tema da defesa.

Para o professor Luis Oscar de Araujo Porto Henriques, presidente da CPPD, Comissão Permanente de Pessoal Docente, “a chegada ao nível de professor titular traz uma espécie de coroamento para a carreira do professor”.

Professor Titular do IF Sudeste MG

Em 2013, criou-se o cargo de professor titular nos institutos federais, e, para que os professores pudessem alcançar este nível na carreira, alguns requisitos passaram a ser exigidos. São eles: ter o título de doutor, estar a 24 meses no nível anteriormente mais alto da carreira (nivel D404) e lograr aprovação de memorial ou de defesa de tese acadêmica inédita. O memorial deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante; ou de defesa de tese acadêmica inédita.

Atualmente o IF Sudeste MG tem cerca de 70 professores titulares e todos eles escolheram a apresentação do memorial como forma de alcançar o título.

A tese

A tese intitula-se "VIAJAR É PRECISO: A saga dos viajantes europeus em Minas Gerais no século XIX". O texto, conforme seu autor, divide-se em três partes principais:  Em primeiro lugar, recupera, sob o ponto de vista histórico, o interesse dos povos europeus desde a antiguidade pelas terras e povos distantes. Demonstra que as motivações para esses deslocamentos não eram apenas econômicas, mas também religiosas, militares, profissionais, terapêuticas e também pelo sonho de viver uma vida nova num mundo novo, sobretudo depois da "descoberta" da América. Em seguida, argumenta que após a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, aumentou muito o interesse das potências europeias por nossas riquezas naturais, dentre elas o ouro. Por essa razão, dezenas de viajantes percorreram as Províncias, sobretudo Minas Gerais, registrando por meio de relatos de viagens e imagens a exuberante natureza tropical, os hábitos sociais, o cotidiano da escravidão e o potencial da mineração. Afinal, o objetivo principal era fornecer informações sobre este setor da economia aos governantes e investidores das nações industrializadas. Por fim, apresenta-se uma análise crítico-descritiva de uma das gravuras produzidas pelo artista-viajante alemão Johann Moritz Rugendas que esteve em Minas naquela centúria,  intitulada Lavagem do minério de ouro, perto da montanha Itacolomi. Trata-se de uma das mais conhecidas imagens que retrata o processo extrativo do ouro no século XIX e frequentemente usada em livros didáticos de história.