Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > Nittec participa de evento em comemoração aos 20 anos da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)
conteúdo

Pesquisa

Nittec participa de evento em comemoração aos 20 anos da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)

O evento de comemoração dos 20 anos da RMPI lembrou sobre como começou a Rede, os resultados obtidos até agora e destacou as projeções para o futuro

A proteção do conhecimento científico e tecnológico é uma etapa importante dentro do universo da pesquisa. A FAPEMIG é uma das incentivadoras deste processo e recebeu, nos dias 22 e 23 de novembro, o evento de celebração dos 20 anos da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), da qual é uma das fomentadoras. Flávia Ruback, diretora do NITTEC, Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, representou o IF Sudeste MG no evento.

"O IF Sudeste MG é membro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e vem buscando consolidar as ações de promoção da cultura da inovação, da proteção da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia em seu sentido mais amplo", comenta Ruback.

O evento de comemoração dos 20 anos da RMPI lembrou sobre como começou a Rede, os resultados obtidos até agora e destacou as projeções para o futuro. No primeiro dia, o público presente pôde acompanhar três painéis. O primeiro, “Os desafios da RMPI no cenário nacional e estadual”,  apresentou os resultados obtidos até o momento e os principais desafios para o futuro da rede, bem como as possibilidades de investimento. O segundo, “Financiamento para Propriedade Intelectual e Inovação”, teve o objetivo de tratar sobre o incentivo do Estado à iniciativa. O terceiro, “Desafios para o empreendedorismo inovador, oportunidades de negócios e arranjos inovadores entre ICT e empresa”, e o quarto, “Discussões atuais sobre Modelos de Proteção e Gestão da PI”, abordaram as perspectivas do futuro para a área de inovação e propriedade intelectual.

"O IF Sudeste MG é membro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual e vem buscando consolidar as ações de promoção da cultura da inovação, da proteção da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia em seu sentido mais amplo. A reunião anual da Rede proporciona esse momento único de reunir todos os seus membros para discutir e alinhar estratégias e ações para promoção e fortalecimento da rede, o que envolve diretamente a atividade fim dos Núcleos de Inovação Tecnológica do estado de Minas Gerais. Destaco que o evento contou com temáticas atuais sobre novas tendências de gestão e de proteção da propriedade intelectual, além de assuntos como NFTs (non-fungible token), metaverso e blockchain", comenta Ruback.

Importância da Propriedade Intelectual

De acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a propriedade intelectual refere-se às criações da mente humana: invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados no comércio. Desde 2003, a RMPI atua apoiando as instituições científicas e tecnológicas do Estado de Minas Gerais nessa área e na gestão da inovação, fortalecendo o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado. Em 2007, passou a integrar o conjunto de redes credenciadas e fomentadas pela FAPEMIG por meio do Programa de Apoio a Redes.

De forma geral, a RMPI atua como facilitadora dentro das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) para auxiliar na definição de políticas de proteção intelectual, na implantação dos núcleos de inovação tecnológica, na capacitação de recursos humanos para atuarem na gestão da proteção do conhecimento e na transferência de tecnologia.

Com informações do site Fapemig: http://www.fapemig.br/pt/noticias/1083/