Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > IF Sudeste MG participa de 2º Encontro Mineiro do Grêmios da FENET

IF Sudeste MG participa de 2º Encontro Mineiro do Grêmios da FENET

O encontro da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, no CEFET-MG. Saiba Mais!

“Durante os dias 28 e 29 de outubro, o CEFET/MG, em Belo Horizonte, sediou o 2º Encontro Mineiro do Grêmios da FENET (Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico).

O IF Sudeste esteve presente com uma bancada composta por 21 estudantes, das 6 unidades que possuem Ensino Médio Integrado. Além dos estudantes, participaram o coordenador de Assistência Estudantil do campus São João del-Rei, Igor Cerri, e o reitor, o professor André Diniz, que compôs a mesa de abertura do evento.

O objetivo do encontro foi criar um espaço de união e trocas de experiências gremistas que possibilitasse a construção conjunta de algumas propostas para a resolução de problemas coletivos nas escolas técnicas de Minas Gerais e do Brasil.

Segundo Elainy Mattos, estudante do 2º ano do curso Técnico Integrado em Hospedagem do Campus Barbacena, o evento “foi muito gratificante, além de adquirir conhecimentos, pude expandir minha perspectiva sobre determinados assuntos. Além disso, tive o prazer de conhecer novas pessoas, o que foi bastante enriquecedor. A FENET é um grupo estudantil engajado na busca por direitos e melhorias em nossos institutos federais. Estou ansiosa para participar das próximas edições, ou se não conseguir participar, para meus colegas continuarem contribuindo nesse movimento de transformação”, planeja a estudante.

Já para Melissa Rodrigues de Souza, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Juiz de Fora, ter participado de “um movimento estudantil de tanto peso é um crescimento pessoal, visto que as conversas e interações que temos entre os alunos e os representantes abrem muito as mentes em geral, de forma a refletir e pensar na real necessidade de nos impor para conquistar nossos lugares e direitos. Além desse impacto mental que temos com a FENET, há também o sentimento de pertencimento, onde nós podemos ser quem somos sem realmente nenhum julgamento ou discriminação", reflete Melissa.

Para o coordenador de Assistência Estudantil-Reitoria, Diogo Pereira Matos,“apoiar e incentivar a participação dos nossos estudantes em eventos de tal natureza é fundamental para a formação política deles, sobretudo dos estudantes do Ensino Médio Integrado que têm a possibilidade, por meio dos Grêmios, de serem representantes da comunidade acadêmica que integram fora da Instituição. Além do mais, a experiência de construir coletivamente (com estudantes de outros Institutos Federais) movimentos de reivindicação e de luta pelos direitos dos estudantes é enriquecedora", avalia o coordenador.