Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > IF Sudeste MG realiza a primeira etapa de curso para Rede de Acolhimento
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG realiza a primeira etapa de curso para Rede de Acolhimento

Objetivo é capacitar servidores para acolherem vítimas de assédio e/ou violência

Desde que o Conselho Superior do IF Sudeste MG aprovou a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência (Resolução nº 20/2023) em julho deste ano, estão previstas medidas para a criação de uma Rede de Acolhimento às vítimas destas situações. Assim, dando sequência à efetivação da norma, no dia 13 de novembro, o Comitê Executivo do Programa de Integridade realizou a primeira capacitação para os integrantes da referida Rede.

Formada por servidores da organização, a Rede de Acolhimento terá como principal função acolher e acompanhar vítimas de assédio e/ou violência no IF Sudeste MG. Por isso, a capacitação envolve, inicialmente, dois grandes momentos. Nesta primeira etapa, o objetivo foi proporcionar um contato inicial com a legislação, a compreensão do que vem a ser o assédio e a violência segundo a legislação brasileira, além do conhecimento sobre a política institucional e outras orientações de órgãos de assessoramento e controle, como a AGU e CGU.

curso rede de acolhimento - telaRealizada na Reitoria, a primeira parte ocorreu presencialmente, tendo como facilitadora a servidora da Procuradoria Jurídica, Olívia Ghetti, cujo conhecimento prático do tema soma-se aos estudos que vem realizando em função do assunto ser objeto de sua pesquisa de mestrado. De acordo com Olívia, o motivo do Módulo 1 ser realizado presencialmente foi proporcionar aos membros a oportunidade se conhecerem pessoalmente, além de fazê-los se sentirem mais à vontade para trocar informações, vivências e esclarecer dúvidas. “Minha percepção foi a de que não apenas conseguimos que houvesse essa troca - o que fortalece, inclusive, o aprendizado - mas que também conscientizamos os participantes sobre a importância da atuação da Rede de Acolhimento”. Ela acredita que, com a capacitação, será possível “um acompanhamento humanizado, estruturado e focado nas demandas”, além de se permitir traçar perfis das vítimas, dos autores e dos casos de violência mais presentes na instituição, para, então, pensar-se nas melhores medidas e políticas a serem executadas.

Curso Rede de Acolhimento - reitorO reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, dá destaque à existência de providências de combate ao assédio e à violência na instituição. Durante a abertura do curso de capacitação, ele afirmou que “o importante é o movimento que estamos fazendo. Não estamos estáticos! Aprovamos a política, discutimos uma melhor estruturação pelas Redes de Acolhimento, estamos fazendo a capacitação dos membros… tudo no sentido de impulsionar o combate efetivo do assédio moral e sexual na nossa instituição.” Ele ainda complementou, afirmando não haver apatia frente à discussão sobre uma realidade que considera extremamente relevante e preocupante: “Sabemos das consequências deste posicionamento franco e claro e o enfrentaremos em prol de uma organização que valoriza as pessoas e cumpre seu papel de instituição de educação”.

O que está por vir

Curso Rede de Acolhimento - Januário, Olívia e CristinaO processo de capacitação terá continuidade de forma virtual, no dia 28 de novembro. Este segundo momento envolverá o conhecimento sobre o trâmite organizacional de demandas envolvendo assédio e violência, esclarecendo-se ainda a compreensão do trabalho da Ouvidoria, da Corregedoria e da Comissão de Ética. 

Segundo o presidente do Comitê Executivo do Programa de Integridade do IF Sudeste MG, o ouvidor-geral Januário Fernandes, pretende-se ainda promover cursos abertos à comunidade e campanhas de divulgação e conscientização sobre o tema.

A longo prazo, Olívia Ghetti acredita que o combate aos diversos tipos de violência será internalizado: “será possível construirmos uma cultura organizacional comprometida com o enfrentamento e a prevenção ao assédio em suas diversas modalidades e às violências físicas e morais/psicológicas”.